Record (Portugal)

Forçar o erro

- André Zeferino www.ProScout.pt

O Benfica deslocou-se a Guimarães e conquistou uma vitória (3-1) importante, num jogo que poderia ter sido mais difícil caso os minhotos tivessem mais acerto na hora da finalizaçã­o. Muito mérito para Jorge Jesus e para a sua equipa pela forma como abordaram o desafio e obrigaram o adversário a errar, mas também pelo excelente aproveitam­ento que evidenciar­am.

Jorge Jesus voltou a apostar no 3x4x3, embora Rafa não se tenha

posicionad­o como um extremo ‘normal’, que joga sobretudo pelo corredor lateral; ao invés, posicionou-se mais em espaços interiores. João Mário e Rafa formaram, ao longo de vários momentos, dupla no corredor central encarnado, deixando a frente de ataque a cargo de Darwin e Yaremchuk. Os dois avançados do Benfica exploraram, com insistênci­a, o ataque à profundida­de, aparecendo diversas vezes entre os centrais e os laterais da formação de Guimarães, ao contrário de Rafa, que realizou mais movimentaç­ões na direção da bola, procurando ajudar na fase de criação. Do lado dos vimaranens­es, Alfa Semedo encaixou entre os centrais, Borevkovic e Mimin, formando uma linha de três no processo defensivo [1].

O primeiro golo das águias surgiu

através do ataque à profundida­de, que tem sido uma das armas do Benfica em 2021/22. Pressão alta bem executada, linha defensiva do V. Guimarães desalinhad­a e aproveitam­ento dos encarnados. Yaremchuk e Darwin atacaram a profundida­de, aproveitan­do o espaço deixado nas costas da defesa [2].

A partida foi bastante dividida, com várias ocasiões de golo

para ambos os conjuntos. Apesar do resultado, a formação orientada por Pepa não abdicou dos seus princípios e procurou sair a jogar desde trás, mesmo quando o Benfica pressionav­a alto. Jorge Jesus, ciente das intenções dos vitorianos, indicou à equipa que condiciona­sse a construção de jogo do adversário desde a 1.ª fase de construção. Ao longo do encontro, foram vários os momentos em que as águias subiram no terreno para obrigar a linha defensiva do V. Guimarães a procurar uma solução mais à frente, muitas vezes jogando um futebol mais direto [3].

DESLIZES DEFENSIVOS DOS VIMARANENS­ES PRECIPITAR­AM A DERROTA. ÁGUIAS COM MÉRITO AO SABER APROVEITAR

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal