Record (Portugal)

“Benfica deu-me a mão quando eu precisava”

-

O Benfica foi o clube que o resgatou, e possibilit­ou a sua vinda para Portugal e posterior naturaliza­ção. Acredito que haja muita gratidão, mas o que significa o Benfica para si em termos desportivo­s e pessoais?

PP – Depois da minha família, o Benfica é tudo para mim. Porque o Benfica deu-me a mão quando eu precisava. Foi quem me ajudou no processo de naturaliza­ção, fez com que continuass­e a competir na elite mundial, porque senão tivesse o cartão de cidadão português não tinha ganho a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Tenho amigos em Espanha que estão à espera de receber o cartão espanhol há oito ou nove anos. É complicado viver assim...

Reconhece então que o seu processo de naturaliza­ção foi rápido...

PP – Sim, não tenho problemas em dizer que o meu processo foi rápido. Não fico chateado quando me confrontam com isso. Porque, como disse, tenho amigos cubanos que estão à espera há muito tempo de conseguire­m o mesmo. Agora o motivo pelo qual isso aconteceu está cá. Sou campeão olímpico, e como seria possível um futuro campeão olímpico não ter documentos? Era injusto para mim ser o melhor do Mundo e não ganhar os Jogos Olímpicos porque nenhum país me queria dar o cartão de cidadão.

Seria muito injusto. Desde abril até novembro de 2017, andei em Portugal sem documentos, o passaporte cubano tinha sido anulado e ainda não era português. Então tinha de andar na rua com uma folha que o Benfica arranjou onde estava exposta toda a minha situação para o caso de a polícia me perguntar pelo meu documento de identifica­ção. O meu documento nesses meses resumia-se a essa folha. Era injusto eu estar nesta situação.

Temos muitos outros atletas que, tal como o Pedro, vieram de Cuba para Portugal e tornaram-se cidadãos portuguese­s, nomeadamen­te os jogadores de andebol da Seleção Nacional. Chegou a ter algum contacto com o Alfredo Quintana?

PP – Sim, via redes sociais. Mas antes do sucedido tínhamos até combinado encontrarm­o-nos em Lisboa quando ele viesse cá jogar. Mas também conheço outros jogadores.

“SOU CAMPEÃO OLÍMPICO... COMO SERIA POSSÍVEL UM FUTURO CAMPEÃO OLÍMPICO NÃO TER DOCUMENTOS?”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal