Record (Portugal)

Evolução natural

Mexidas no ‘design’, mais tecnologia e a mesma relação preço/qualidade para um SUV de sucesso

- PAULO RENATO SOARES

A Dacia decidiu-se pela renovação do Duster, reforçando os argumentos do modelo nascido em 2010 e que veio agitar os códigos do denominado segmento C-SUV. Desta vez, a marca integrada no grupo Renault/Nissan não avançou para nova geração do Duster. Apostou numa evolução, quer em termos de ‘design’, quer nos conteúdos e tecnologia, fixando uma oferta que tem os números a seu favor – até ao final deste ano vai chegar aos dois milhões de unidades comerciali­zadas.

As mexidas estéticas incorporam a nova linguagem da marca (novo logo, mais estilizado) e traduzem-se numa frente onde sobressaie­m a nova grelha com relevos 3D e as luzes diurnas em LED. A traseira também recebeu novas óticas (formato ‘y’), detalhes que vêm sublinhar um conjunto onde a sugestão de pujança mantém identidade muito própria.

O interior foi igualmente alvo de atenções. O Duster ganhou novos comandos no volante e a introdução de consola central elevada com apoio de braço e espaço de arrumação. A solução permitiu ainda a instalação de duas portas USB para os passageiro­s dos bancos traseiros. A conetivida­de fica por conta do novo ecrã tátil de 8” que pode lidar com dois sistemas distintos (‘Media Display’ e ‘Media Nav’), ambos compatívei­s com Android Auto e Apple Car Play. Há duas portas USB, o sistema de som tem 6 colunas e é possível, através dos controlos no volante, accionar o reconhecim­ento por voz. Os novos bancos vêm melhorar o conforto a bordo, num habitáculo despretens­ioso e de vocação familiar. Já disponível em Portugal, o renovado Duster manteve o alinhament­o de motorizaçõ­es. Há versões a gasolina, a gasóleo e uma opção bi-fuel (ver outra peça), sendo que a versão de 150 cv é associada a caixa automática EDC de seis velocidade­s. Os preços começam nos €14.400, mostrando que a relação preço/qualidade continua a ser um dos trunfos do Duster. Isto, claro, sem esquecer as aptidões ‘fora de estrada’, seja nas versões 4x2, seja na proposta 4x4 – com motor Diesel 1.5 dCi de 115 cv.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal