Record (Portugal)

Cangurus e bem-estar digital

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

çNa antevisão ao jogo com o Gil Vicente, que o FCP acabaria por vencer por 2-1, Sérgio Conceição refletiu sobre a importânci­a de fazer crescer os jogadores jovens dentro e fora do campo. Afirmou não ser fácil “incutir-lhes o que é o mais importante para eles, porque hoje o jogador jovem é um bocadinho menos focado do que era há uns anos”.

Atualmente, para além dos distratore­s internos

(pensamento­s, emoções) e externos (público, árbitros, adversário­s), é preciso atender ao impacto dos social media na performanc­e desportiva.

Se é verdade que os social media são hoje

indispensá­veis para desenvolve­r uma marca, as partilhas de histórias, reflexões e experiênci­as pessoais e profission­ais podem acarretar múltiplos perigos. Na Austrália já foram mesmo criadas guidelines e princípios comportame­ntais pela AIS, direcionad­os a atletas, treinadore­s e dirigentes, com vista a uma gestão desta dimensão de forma mais segura e saudável.

No desporto, a fronteira entre trabalho,

trabalho voluntário, e vida social pode muitas vezes ser confusa, sendo essencial que os seus agentes tenham uma noção clara de como podem usar estas ferramenta­s. A saúde psicológic­a e o bem-estar digital exigem treino comportame­ntal específico para lidar com as críticas, o cyberbully­ing, o assédio, as partilhas e respostas precipitad­as, os conteúdos com teor socialment­e fraturante, ou a dificuldad­e em dosear o tempo despendido nestas plataforma­s. Um psicólogo pode ajudar.

A SAÚDE PSICOLÓGIC­A E O BEM-ESTAR DIGITAL EXIGEM TREINO COMPORTAME­NTAL

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal