Record (Portugal)

“Pesou vontade e ter capacidade física”

Emanuel Silva vai até Paris’2024, onde colocará ponto final na carreira de alta competição

- ANA PAULA MARQUES

Antes de viajar para Tóquio’2020, Emanuel Silva disse que o seu futuro só seria decidido após o regresso dos Jogos Olímpicos e à mesa, com a família. O canoísta, de 35 anos, já reuniu os mais próximos e deu-nos conta do que decidiu para a sua carreira para os próximos anos. “Quero ir aos Jogos de Paris’2024 e aí colocar um ponto final na alta competição. Eu e a família definimos uma data e foi essa”. E o que pesou para tentar chegar à sua sexta presença olímpica? “Acima de tudo a minha vontade

“QUERO DESPEDIR-ME COM A FAMÍLIA E OS AMIGOS NA BANCADA A APLAUDIREM-ME PELO PERCURSO QUE FIZ”

e o facto de não me ver dar por encerrada a carreira quando ainda sinto que tenho capacidade­s físicas ”. Mas há também um lado sentimenta­l na decisão .“Ter a minha filha [tem 14 anos] a ver-me competir nuns Jogos Olímpicos . Gostava muito de me despedir com a família e amigos na bancada a aplaudirem-me. Não pelo resultado, mas pela carreira que realizei ”. Se este desígnio ses e concretiza­r ,“será uma despedida embeleza, independen­temente de ganhar ou não um amedalha. Porque a maior medalha será a carreia desportiva”.

K2 com Pimenta?

Emanuel Silva não coloca de lado fazer de novo um K2 com Fernando Pimenta (prata em Londres’2012), após este ter confessado que gostaria de voltar a fazer um barco coletivo. “Quero continuar num barco que me garanta a presença olímpica e bons resultados, seja ele qual for. O ‘Emanuel’ faz equipa com qualquer atleta que esteja na equipa nacional, seja o Fernando, o João, o Messias... A equipa técnica e a federação é que decidem, se for o escolhido para fazer parceria com o Fernando não fecho a porta”, garante.

 ?? ?? META. Emanuel de 35 anos quer chegar à sexta presença olímpica
META. Emanuel de 35 anos quer chegar à sexta presença olímpica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal