Record (Portugal)

Luzes e sombras

NA LUZ HÁ LUZ E OS ADEPTOS ESTÃO UNIDOS EM TORNO DA EQUIPA. O PESADELO DE VIEIRA DESVANECEU-SE E ASSIM O BENFICA É O PRINCIPAL CANDIDATO A SER MAIS FELIZ

- Rui Calafate Consultor de comunicaçã­o LEONOR PINHÃO

O colosso parecia o Benfica. O Barcelona já não está no ‘top 3’ de Espanha no ranking dos plantéis mais caros, contudo, para a nossa realidade ainda está a anos-luz. Mas para lá da perda de qualidade - não é só Messi, é talento global que vem minguando há uns anos - tem um treinador de fancaria. O massacre sofrido só prova que apenas a língua explica que Jorge Jesus, até depois dos múltiplos títulos no Brasil e América do Sul, não tenha o reconhecim­ento mundial do talento que admi- ro desde o início do seu trajecto de sucesso.

Depois da banhada ao Barcelona, aquela mediocre época transacta já faz parte da Idade das Trevas, nenhum benfiquist­a se recorda disso. Os encarnados estão com dinâmicas firmes e bem oleadas, respiram saúde e prometem vitórias. Ainda gozo para mim ao lembrar-me de uns sabichões que auguravam - está escrito, não neste jornal - não sei se por ordem de alguém ou pura estupidez que João Mário ia passar a maior parte do tempo no banco do Benfica. Aqui disse no início da tempo- rada que o ex-leão seria a trave-mestra, a marca-de-água, deste novo projecto de dois maestros, Rui Costa e Jesus.

O problema para os rivais é que não é só ele, o colectivo

engrenou e há outras peças de alta rotação em grande forma. Na Luz há luz e os adeptos estão unidos em torno da equipa. O pesadelo de Vieira desvaneceu-se e assim o Benfica é, neste momento, o principal candidato a ser mais feliz.

O Sporting está a meia luz.

Em Dortmund bateu-se muito bem, dentro das possibilid­ades e sem o buraco da lateral esquerda. Com mais um central de topo e uma alternativ­a a Paulinho, podia ter trazido outro resultado. Rúben Amorim, na sua lucidez de homem sábio, mencionou a verdade. O Sporting tem de se habituar a ser sustentada­mente de Champions pois não tem a estaleca desses palcos. Mas as sombras vieram doutro lado.

Um dos grandes poetas britânicos, Alexander Pope, escreveu: “a luz e as trevas estão misturadas no caos do homem”. O esmagament­o executado pelo Liverpool no Dragão trouxe de novo divisões sobre Sérgio Conceição. Deste colunista conhecem a consideraç­ão e reconhecim­ento pelo técnico mas não tenho de concordar sempre com ele. Ralhar em público e criticar os homens que comanda não é antídoto para nada, é arriscar-se a perder o balneário. O treinador tem o respaldo do presidente, porém, a agitação permanente é meio caminho andado para o caos, não para o paraíso.

DISSE AQUI, NO INÍCIO DA ÉPOCA, QUE JOÃO MÁRIO SERIA A TRAVE-MESTRA DO NOVO BENFICA

* Texto escrito com a antiga ortografia

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal