Record (Portugal)

Os ‘gigantes’ também se abatem

- Eládio Paramés HORA DO CHÁ

Era uma vez …. uma equipa que aterroriza­va qualquer adversário. Era um clube que nem precisava do apoio financeiro de um qualquer sponsor nas camisolas. Era um clube que durante anos dominou as competiçõe­s nacionais e internacio­nais, por vezes com auxílio de arbitragen­s polémicas, como a que os levou à final da Champions em 2008/09, eliminando o Chelsea de Hiddink. Era uma equipa onde jogavam Valdés, Daniel Alves, Puyol, Eto’o, Henry, Piqué, Messi, Xavi, Iniesta e Busquets, entre outros. E jogavam de olhos fechados. O poderio durou de 2009 a 14, com a conquista, entre outros, de dois Mundiais, três Ligas e duas Champions. Mas o declínio já começara e a Liga 11/12, perdida para o Real de Mourinho, foi o sinal.

Os custos dispararam, com uma gestão inadequada e sem cuidar do equilíbrio económico/financeiro; as estrelas desaparece­ram ou perderam ‘luminosida­de’; a dívida atingiu números insustentá­veis e o regresso a La Masia tornou-se inevitável. Messi, que ainda fazia esquecer alguns problemas, foi-se embora, e o Barça arrasta-se, como se viu diante de um Benfica que até lhe poderia ter infringido derrota mais vergonhosa. E, como sempre, adivinha-se já um responsáve­l por tudo: Koeman. Como dizem os brasileiro­s: cadê os outros?

Três notas finais: o VAR, novamente a dar ideia de que por ali vai enorme confusão, com decisões díspares e erradas; a imagem de Messi a fazer de ‘crocodilo’, deitado no chão atrás da barreira, revelando disponibil­idade e uma atitude humilde pouco vista em estrelas; a vitória, em Madrid, do Sheriff, reveladora de que o futebol está a mudar e que os ‘gigantes’ também se abatem.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal