Record (Portugal)

“Altura certa para avançar”

- JOÃO LOPES

1 Considera correta a decisão da DGS de acabar com as limitações de público nos espetáculo­s desportivo­s? Entendo que é a altura certa para avançar para a abertura dos espetáculo­s desportivo­s ao público em geral.

Com os níveis de vacinação que atingimos – estamos próximos do 85% – e com a baixa taxa de incidência que se verifica no nosso país, não há nenhuma justificaç­ão técnica para que se limite a lotação dos estádios. 2 O próximo passo será o fim da obrigatori­edade do uso de máscara?

Ao longo da evolução normal da pandemia vamos assumir cada vez mais os hábitos pré-pandemia, ou seja, o libertar da máscara. Há que aguardar um pouco mais, pelo menos, no inverno, já que pode contribuir para evitar a evolução da doença no nosso dia-a-dia.

3 Mesmo após o fim da obrigação, é possível que muitos optem por manter as máscaras?

Tenha dúvidas sobre essa possibilid­ade. O futebol envolve uma grande mistura de pessoas e algumas poderão optar pela manutenção das máscaras. A decisão da DGS de manter as máscaras nos estádios é acertada, por forma a garantir o cumpriment­o e a maior proteção dos adeptos.

 ?? ?? Gustavo Tato Borges MÉDICO DE SAÚDE PÚBLICA
Gustavo Tato Borges MÉDICO DE SAÚDE PÚBLICA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal