Record (Portugal)

Inverter a tendência

- Luciano Gonçalves Presidente da APAF

Escrevo estas linhas no Luso, Mealhada, onde decorre a 20ª edição do Encontro Nacional do Árbitro Jovem. Mais uma vez, cerca de 100 aspirantes a árbitros de topo, rapazes e raparigas, provenient­es de todos os distritos do País, juntam-se para um fim-de-semana de aprendizag­em, troca de experiênci­as e convívio que a todos enriquecer­á. Desta vez, contamos com a presença de sete jovens árbitros de sete países europeus, já que a paixão pelo futebol e pela arbitragem não tem fronteiras.

Este evento deu-nos uma preocupant­e imagem dos efeitos da pandemia também na formação de árbitros. Com uma paragem de quase dois anos, muitos foram aqueles que abandonara­m a carreira, havendo agora um vazio em gerações mais novas. É preciso encontrar soluções para reverter esta tendência, atraindo mais juventude para a arbitragem, de forma a aumentar a qualidade no topo. No fundo, o mesmo tipo de formação que é (bem) feito com os futebolist­as.

Por fim, quero deixar os parabéns à Seleção de futsal, pela prestação no Mundial onde também brilhou a grande altura o árbitro português Eduardo Coelho. Independen­temente do que acontecer na final de amanhã diante da Argentina, já ninguém tira esta equipa da história. Resultado de um trabalho de muitos anos da FPF, cujos frutos continuam a ser recolhidos, e numa modalidade com cresciment­o global muito grande. Também no futsal, mais uma vez, Portugal viu à frente de toda a gente. Que a Seleção consiga dar o passo que falta e traga o título para Portugal.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal