Record (Portugal)

RUI SABOREIA A DOCE VITÓRIA

Triunfo em Nápoles é o mais importante do luso no Spartak... e com uma maré de lesões

- NUNO POMBO

Rui Vitória é o homem de quem se fala na Rússia por causa do triunfo do Spartak Moscovo (3-2) em Itália, a contar para a Liga Europa, diante do até então invencível Nápoles, líder da Serie A.

O êxito mais importante e saboroso de Rui Vitória, desde que chegou ao clube em junho, tem merecido a devida atenção na comunicaçã­o social russa. É óbvio ou não fosse o Spartak semelhante ao Benfica em termos de número (e paixão) de fãs. A organizaçã­o, essa, está a léguas da do clube da Luz... O Spartak que se apresentou no Diego Armando Maradona estava muito longe do seu potencial. Desde logo, Rui Vitória não pôde contar com sete jogadores (Larsson, Zobnin, Hendrix, Rasskazov, Kutepov, Maslov e Melkadze), todos eles lesionados, a que se juntou Ponce, obrigado a sair no final da 1ª parte. O triunfo ficou a dever-se ao profundo conhecimen­to de Rui Vitória em relação ao Nápoles e ao facto de Luciano Spalletti não ter aproveitad­o na totalidade as armas que tinha à disposição, provavelme­nte por falta de estudo.

O jogo teve tudo para correr mal, pois Elmas colocou o Nápoles em vantagem aos 13 segundos! “É a última coisa que um treinador quer”, confessou Rui Vitória. A ‘virada’ teve lugar na 2ª parte, por Promes (2) e Ignatov. Osimhen, a ‘bala’ do Nápoles, ainda reduziu, mas a vitória já não fugiu. “Derrotámos o Nápoles com o coração e a cabeça. Os donos do clube não esperavam este cenário e eu vi um amarelo porque entrei no terreno para festejar”, sintetizou o técnico. A sobranceri­a do Nápoles (Spalletti nem sabia quem Rui Vitória era...) também deu um alento especial ao Spartak. “Nem um único jornalista italiano compareceu na nossa conferênci­a antes do jogo e o tradutor chegou um pouco atrasado. Parecia que o Nápoles não nos estava a encarar de forma séria”, contou o luso. E agora? Continuam as dificuldad­es! Castigado pelas lesões, o Spartak defronta amanhã o Grozny em jogo da 10ª jornada. Um duelo complicado para o 8º classifica­do... *

TREINADOR DOS MOSCOVITAS TINHA O ADVERSÁRIO MUITO BEM ESTUDADO E BENEFICIOU DE UMA CERTA SOBRANCERI­A

 ?? ?? SUCESSO. Rio Vitória ganhou o duelo com Spalletti
SUCESSO. Rio Vitória ganhou o duelo com Spalletti

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal