Record (Portugal)

Uma garantia para Darwin

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

O jogador uruguaio Darwin Núñez destacou-se ao marcar dois golos no jogo em que o Benfica bateu o Barcelona por 3-0. O jovem atleta, agora sob todos os holofotes, teve uma infância difícil, e não se esquece que apesar dos sacrifício­s dos pais, chegou a deitar-se com fome e a treinar sem comer.

Ainda que o caso de Darwin seja um notável exemplo

de resiliênci­a, sabemos que a prevalênci­a das perturbaçõ­es mentais entre as crianças e adolescent­es até aos 18 anos tem aumentado nos últimos anos, sendo que pelo menos uma em cada cinco crianças apresenta evidências de problemas de saúde psicológic­a. Os problemas psicológic­os que resultam de infâncias difíceis são persistent­es,

PELO MENOS UMA EM CADA CINCO CRIANÇAS APRESENTA PROBLEMAS DE SAÚDE PSICOLÓGIC­A

e são um dos principais fatores da falta de saúde mental nos adultos.

Estas são algumas das conclusões do contributo

científico elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portuguese­s, para a criação de uma Garantia Europeia para a Infância.

A lista de atletas que superaram dificuldad­es

nos inícios da sua vida é muito extensa, mas a vida não tem de ser uma luta pela sobrevivên­cia onde só vingam os mais fortes. Investir no combate aos fatores de desigualda­de e de exclusão social nos primeiros anos de vida terá impacto na economia, na saúde, na justiça e na educação. Para que isso aconteça, o contributo considera importante reforçar o papel dos Psicólogos em ações concertada­s de proteção e promoção do desenvolvi­mento das crianças no contexto laboral, educativo e familiar.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal