Record (Portugal)

“RUI COSTA É UM SÍMBOLO DO VIEIRISMO”

Candidato do movimento ‘Servir o Benfica’, de 57 anos, apresenta o projeto que idealiza para o clube da Luz nos próximos quatro anos e atira-se ao adversário, que critica por nunca se ter demarcado do anterior presidente

- TEXTOS VALTER MARQUES FOTOS VITOR CHI

çEsta candidatur­a é corolário de todas as lutas travadas até aqui pelo movimento ‘Servir o Benfica’?

FRANCISCO BENITEZ – Objetivame­nte, é o corolário de tudo isso, mas também uma questão de coerência. Existimos para participar na vida do Benfica, apresentan­do propostas construtiv­as e ajudando o Benfica a ser melhor. Participar nas eleições é consequênc­ia disso. Sempre que criticamos ou apresentam­os ideias, todos dizem que não é a altura certa para criticar ou contrariar e que isso deve ser feito na altura das eleições. Agora, para sermos consequent­es, teríamos de aparecer, para mostrar as nossas ideias para que os sócios decidam o que querem para clube.

No último ato eleitoral, acabou por desistir e juntar-se a Noronha Lopes. O facto de não aparecer agora outra candidatur­a também pesou na sua decisão?

FB – Não desistimos! Unimo-nos a João Noronha Lopes, impondo um conjunto de condições que foram aceites. Achámos que era a melhor forma de servir o Benfica, conseguir apresentar uma candidatur­a mais forte para tirar os órgãos sociais que lá estavam.

Não aconteceu, assunto encerrado. Noronha Lopes não quis avançar, mas nós somos consequent­es com as nossas palavras e vamos aproveitar mais uma vez para apresentar as nossas ideias.

Ficou desiludido por Noronha Lopes não avançar agora?

FB – Não tenho de ficar desiludido nem iludido. É a ele que têm de perguntar. As explicaçõe­s que deu publicamen­te são respeitáve­is. É um assunto dele.

“VAMOS SEMPRE À LUTA, ESTAMOS A LUTAR PELO BENFICA. QUEREMOS UM BENFICA MAIS TRANSPAREN­TE E AMBICIOSO”

Mas nunca teve dúvidas ou hesitou antes de avançar?

FB – Nós vamos sempre à luta, estamos a lutar pelo Benfica. Queremos um Benfica mais transparen­te, democrátic­o e ambicioso. Estaremos aqui nas eleições e depois das eleições, sempre.

Vai ter pela frente um candidato popular junto do universo benfiquist­a e, além disso, desportiva­mente, a equipa tem registado bons resultados. Sente que terá uma tarefa difícil pela frente?

FB – Os benfiquist­as é que terão de avaliar isso. O que temos do outro lado, Rui Costa, é um símbolo do Vieirismo. Alguém que está há 13 anos junto da direção, que viu uma OPA de difícil explicação e nada disse, que viu Benfica perder um penta e nada disse, que viu o presidente do nosso rival do Norte entrar no Estádio da Luz para fazer um vídeo a vangloriar-se de ter ganho ali um campeonato e nada disse. Tem esse histórico como gestor e é como gestor que deve ser avaliado. Ele é um ídolo, mas não estamos à procura de novos símbolos, mas sim de um líder que conduza o Benfica nos novos desafios que se aproximam. E são desafios muito difíceis, que colocarão grandes problemas a todos os clubes. Temos de ter alguém que seja um líder, com uma equipa competente e experiente.

Partiu para ganhar?

FB – Um benfiquist­a parte sempre para ganhar.

Confia que tal será possível?

FB – Acredito. Não há muito tempo de campanha e isso foi calculado. Mas ainda bem que não há muito tempo. Não há muito tempo, porque o Benfica está a ganhar. Se não estivesse a ganhar teríamos muito mais tempo. Espero que, neste sprint, os benfiquist­as nos ouçam, que a nossa mensagem possa passar.

Se vencer as eleições, contará com Rui Costa?

“NÃO ESTAMOS À PROCURA DE NOVOS SÍMBOLOS, MAS SIM DE UM LÍDER QUE CONDUZA O BENFICA NOS NOVOS DESAFIOS”

FB – O Rui Costa será sempre um ídolo, um grande benfiquist­a. Mas também tem muita experiênci­a de futebol. E, por isso, será sempre alguém que iremos ouvir, pois percebe de futebol.

Perante a equipa que o seu opositor apresentou, ficou surpreendi­do com tantas caras que transitam da anterior direção?

FB – Até nisso foi coerente. Ele é um símbolo do vieirismo e rodeou-se de gente que sempre apoiou Vieira. O que temos ali realmente é a continuaçã­o deste projeto vieirista que está no Benfica há 20 anos e tanto tem en

vergonhado o clube. Espero que esta equipa, se vencer, não venha a envergonha­r ainda mais o Benfica. Não sabemos que novos casos poderemos vir a ter. E, se isso acontecer, será uma nova página negra na história do Benfica.

Confia que conseguirá fazer passar a mensagem até ao dia das eleições, em tão curto período?

FB – Os benfiquist­as estão cada vez mais lúcidos, já perceberam que passar cheques em branco a alguém que foi importante num determinad­o momento da história do clube pode acabar por sair muito caro. Os benfiquist­a estão elucidados. Nós também queremos ganhar sempre. É isso que nos alimenta. Os resutlados desportivo­s todos queremos, outra coisa é a gestão. E na gestão têm sido cometidos erros brutais. Aí os benfiquist­as devem concentrar-se para analisar o que foi feito nos últimos anos e a proposta que temos para apresentar. E depois fazer a sua escolha. Esperamos que os benfiquist­as escolham um novo rumo e nos concedam esse voto de confiança.

O que será para si um bom resultado?

FB – O Benfica sair a ganhar.

E se não vencer?

FB - Continuare­i aqui, sempre pronto para ajudar.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal