Record (Portugal)

UM PÓDIO HISTÓRICO

João Almeida é o melhor português de sempre na Milão-Turim, a mais antiga corrida de estrada

- ALEXANDRE REIS

João Almeida (Deceuninck-QuickStep) classifico­u-se ontem em 3º lugar na Clássica Milão-Turim, sendo o primeiro português a alcançar o pódio naquela que é a mais antiga corrida de estrada, cumpridas 102 edições, desde 1876, 15 anos após a unificação da Itália.

O feito histórico deveu-se ao labor do ciclista de A-Dos-Francos (Caldas da Rainha), que conseguiu bater ao sprint o colosso esloveno Tadej Pogacar (Emirates), bicampeão do Tour e vencedor da Algarvia’2019, entre outros títulos, enquanto o

seu compatriot­a Primoz Roglic (Jumbo-Visma) cortou a linha de chegada em 1º lugar. O português ficou a 35 segundos do campeão olímpico de contrarrel­ógio e vencedor da Volta a Espanha, que cumpriu os 190 km, entre Magenta e a Basílica de Superga, em 4:17.41 horas, com o britânico Adam Yates (Ineos) a ficar a 12 segundos. Roglic, que no sábado se impôs face a João Almeida para ganhar o Giro dell'Emilia, distanciou-se do britânico nos últimos 300 metros da subida até à meta. A dupla deixou para trás o luso e também Pogacar, que se contentou com o 4º posto, por não ter pernas para o olímpico português que será seu colega na Emirates a partir de 2022. “A equipa fez uma boa corrida, estivemos na frente no momento certo e demos o nosso melhor.

Assim que dividimos o pelotão, rodamos a todo vapor e tentamos dificultar. A subida final foi extremamen­te difícil e eu adoraria seguir Roglic e lutar pela vitória, mas não foi possível. Terminar em terceiro é um bom resultado e um importante impulso de confiança para a Volta à Lombardia [sábado], onde estaremos motivados para encerrar a época em alta ”, disse João, após o seu 16º top 3 da época.

Já Nelson Oliveira (Movistar) abandonou a corrida.

*

 ?? ?? FESTA. João Almeida ao lado do vencedor Roglic
FESTA. João Almeida ao lado do vencedor Roglic
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal