Record (Portugal)

DRAGÃO IMUNE AOS TRIPLOS

Num clássico quentinho, FC Porto vinga derrota na Liga da época passada, com triunfo no João Rocha

- SÉRGIO LOPES

Mais forte na luta das tabelas e mais fresco fisicament­e, o FC Porto impôs ontem a primeira derrota da época ao Sporting, a nível interno, em pleno Pavilhão João Rocha, após as equipas terem lutado pelo título a época passada, que sorriu aos leões. Os dragões venceram por 78-72 numa partida onde apenas a menos de quatro minutos do final passaram, de forma definitiva, para a frente do marcador, mas na qual tiveram o mérito de se manter sempre na luta, apesar da invulgar capacidade dos leões nos lançamento­s triplos.

No final do primeiro período a eficácia da equipa de Luís Magalhães, nesse capítulo, era mesmo de 71% (5 em 7 tentativas). Foi caindo, naturalmen­te, até aos 41% finais (13 em 31), fruto da capacidade dos dragões para corrigirem as ações defensivas no início dos dois primeiros períodos. Com Charlon Kloof em evidência (19 pontos, 5 ressaltos e 5 assistênci­as), os dragões foram sempre mais fortes na luta das tabelas (48 ressaltos conquistad­os contra 31 dos leões), o que ajuda a explicar, também, a superiorid­ade azul e branca no capítulo dos lançamento­s de dois pontos (46%) e a incapacida­de leonina para encontrar o cesto de outra forma, quando a equipa de Moncho Lopez conseguia acertar a defesa ao jogo exterior do Sporting.

Com um parcial de 23-17 no terceiro período, o FC Porto ficou com apenas um ponto a menos no marcador (58-57) e levou a decisão para os 10 minutos finais. Aí, valeu-se da maior capacidade física e, também, da quinta falta pessoal do leão Tanner Omlid (21 pontos e oito ressaltos). O extremo, que acabou com um penso no queixo devido a momento mais ‘quente’ com João Soares, estava com uma eficácia de 75% nos lançamento­s triplos e após a sua saída os dragões conseguira­m um parcial de 14-4 em apenas 3 minutos que os catapultou para o merecido triunfo. *

 ?? ?? LÍDER. Charlon Kloof lança ao cesto
LÍDER. Charlon Kloof lança ao cesto
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal