Record (Portugal)

DE OLHO EM PARIS

Rui Oliveira/João Matias conquistam bronze na prova de madison nos Europeus de pista

- ANA PAULA MARQUES

Há sensivelme­nte um ano, Rui Oliveira subia ao segundo lugar do pódio na prova de madison dos Europeus de pista com o irmão gémeo, Ivo. O ciclista da Emirates voltou a conquistar uma medalha na mesma competição, a de bronze, mas agora com Iuri Leitão. Portugal fecha os Europeus de pista deste ano, que decorreram em Grenchen, Suíça, com um saldo de quatro pódios, sendo que o último garante praticamen­te o apuramento de Portugal para o Mundial de 2022 na disciplina, desconhece­ndo-se ainda se pode também ser contabiliz­ado no apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris’2024.

A dupla portuguesa fez uma prova de grande intensidad­e, chegando até a estar em primeiro, quando dobrou o pelotão a 65 (200 no total) voltas do final. Ainda passou depois pelo segundo lugar, para terminar com 49 pontos, atrás da Bélgica, 56, e da Holanda, campeã com 60. “Foi uma corrida louca desde o início. Sabíamos que estávamos os dois em forma para lutar pelas medalhas. Entrámos conservado­res para depois tentarmos dar a volta”, destacou Rui Oliveira à assessoria da Federação (FPC), ele que conquistou também o ouro no scratch.

“Foi uma jogada arriscada [dobragem ao pelotão], mas que correu bem e estamos muito felizes e orgulhosos por uma medalha nesta disciplina olímpica”, constatou Iuri Leitão, também ele a somar uma medalha, prata na corrida por pontos, numa prova individual. *

 ?? ?? DUPLA. Leitão e Oliveira em destaque numa disciplina olímpica
DUPLA. Leitão e Oliveira em destaque numa disciplina olímpica
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal