Record (Portugal)

DOIS MINUTOS FATAIS PRECIPITAR­AM QUEDA

Poderio das francesas veio ao de cima e o Benfica acabou por pagar cara a inexperiên­cia europeia

- PEDRO PONTE

Depois do surpreende­nte empate (0-0) na estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões, frente ao Bayern, o Benfica acabou por ter, em Lyon, um valente choque com a realidade ao sair goleado, por 5-0, frente à melhor equipa da Europa (sete vezes vencedora da Champions).

Já se sabia que a tarefa das campeãs nacionais ia ser muito difícil e a verdade é que a diferença entre as duas equipas ficou à vista desde o início. O Benfica entregou a bola às francesas e optou por jogar na expectativ­a, com Cloé Lacasse e Kika Nazareth mais fixas na frente para as transições rápidas surtirem efeito. As águias adaptaram-se rapidament­e à forma como o Lyon estava a atacar e, às ameaças de Bacha, que fez Letícia brilhar, e de Malard, que atirou ao poste, Cloé Lacasse respondeu com uma jogada de perigo que podia ter terminado no fundo das redes, não tivesse a mancha de Endler ‘estragado’ o lance. Mas foi mesmo a única vez que o Benfica criou uma oportunida­de de golo na primeira parte e, depois, a inexperiên­cia acabou por vir ao de cima. Aos 29’, Letícia abordou mal um canto batido do lado esquerdo e socou a bola contra Catarina Amado, o que permitiu a Buchanan rematar com sucesso. E dois minutos depois... outro erro a originar o 2-0: Letícia passou a Pauleta, que perdeu a bola à entrada da área e deixou a guarda-redes com três adversária­s pela frente. Resultado? Golo de Van de Donk.

A poucos minutos do intervalo o Lyon podia ter feito o 3-0, mas a sorte foi encarnada. Macario atirou ao poste, de livre, e Buchanan acertou na trave na recarga.

Bicicleta determinan­te

A reação do Benfica à desvantage­m acabou por morrer no início da segunda parte, num pontapé de bicicleta de Malard que deixou Letícia pregada ao chão. Os outros dois golos explicam-se com mais erros: Carole Costa cometeu penálti, convertido por Macario, e Buchanan bisou ao aproveitar uma má saída de Letícia. A guarda-redes ainda se redimiu aos 90’+5 ao impedir o que teria sido um golaço de Ada Hegerberg, Bola de Ouro em 2018.

 ?? ?? INTENSO. Pauleta tenta tirar a bola a Van de Donk num duelo a meio-campo
INTENSO. Pauleta tenta tirar a bola a Van de Donk num duelo a meio-campo
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal