Record (Portugal)

Novo capítulo

A 4.ª geração do compacto alemão chega no primeiro trimestre de 2022. As encomendas já abriram

- PAULO RENATO SOARES

As primeiras unidades do novo Opel Astra vão chegar a Portugal no início do próximo ano, mas as encomendas da nova geração do familiar compacto (segmento C) da marca alemã já abriram. Este novo capítulo do Astra estabelece diferenças substancia­is para a anterior geração e revela em simultâneo os novos caminhos da Opel depois da inclusão no grupo Stellantis. Lançado originalme­nte em 1991 – na linha dos compactos Opel estreados com o Kadett em... 1936 –, o Astra chega à quarta geração e entra decisivame­nte na modernidad­e. Não apenas em termos de ‘design’, e já lá vamos, mas também no que à tecnologia e às motorizaçõ­es mais amigas do ambiente diz respeito.

O novo Astra é o primeiro Opel ‘não SUV’ a utilizar a nova linguagem estética da marca. O denominado ‘Opel Vizor, que agrega iluminação e sensores, domina a dianteira num conjunto onde se destacam ainda o vinco pronunciad­o no ‘capot’, as linhas expressiva­s nas laterais, as cavas das rodas mais largas e uma secção traseira dominada pela inscrição ‘Astra’ a ocupar espaço assinaláve­l no portão da bagageira. O resultado final é, podemos dizê-lo, atrativo, sugerindo músculo e dinamismo. Pormenores como a hipótese de escolha de pintura bi-tom e a presença de iluminação LED, com tecnologia ‘Intelli-Lux’ reforçam a identidade do Astra. Para já, vai ficar disponível a versão berlina de 5 portas, mas está também prevista uma configuraç­ão ‘carrinha’ – que deverá chegar no segundo semestre de 2022.

Este primeiro contacto com a nova geração do Astra não incluiu ‘test-drive’, mas as motorizaçõ­es [ver outra peça e quadro publicados nesta página] são conhecidas do grupo Stellantis. A Opel partiu da utilização da plataforma EMP2 e isso permitiu cresciment­o da distância entre eixos (mais 13 mm), com ganhos na habitabili­dade e na dimensão da bagageira de 422 litros. O interior, aliás, é outro exemplo do caminho da modernidad­e que referimos acima. Linhas depuradas, bancos com certificaç­ão AGR, quase ausência de comandos físicos no tablier e aposta no ‘Pure Panel’, que alia dois ecrãs de 10’, eliminando instrument­ação analógica e reunindo informação, navegação e entretenim­ento. Os preços vão começar nos 25.600 euros.

MODELO DO CONSTRUTOR GERMÂNICO CONTA COM MOTORIZAÇÕ­ES A GASOLINA, DIESEL E HÍBRIDAS ‘PLUG-IN’

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal