Record (Portugal)

Plogging e a ciência da motivação

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

A seleção portuguesa venceu categorica­mente o Luxemburgo e Ronaldo fez mais um hat trick. A boa forma dos nossos jogadores e da sua maior estrela não é notícia. Num outro jogo, também de seleções, mas para a Liga das Nações, o jogador belga Eden Hazard lesionou-se de novo. O astro madridista, que tende a engordar com facilidade, tem um historial de lesões que o tem impedido de atingir os seus objetivos e de ajudar mais a sua equipa.

Nem sempre o exercício e a prática desportiva

têm os efeitos e benefícios físicos e psicológic­os que estamos habituados a ouvir falar. O excesso de exercício pode levar ao esgotament­o físico e mental, e uma vida sedentária,

EM 30 MINUTOS PODE-SE GASTAR 300 CALORIAS, E CONTRIBUIR PARA U8M PLANETA MAIS LIMPO

hábitos alimentare­s errados, falta de motivação para a atividade física podem traduzir-se em problemas de saúde.

Em Portugal temos assistido ao aumento do sedentaris­mo.

Hoje, 74% dos portuguese­s com 15 ou mais anos afirmam que raramente ou nunca praticaram exercício (PNAF). Pode ser necessário associar a prática da atividade física à satisfação de outras motivações, quando existir um menor interesse por esta dimensão.

Os suecos, animados por uma consciênci­a ecológica

desenvolvi­da, e pela necessidad­e de estimular a atividade física, criaram uma nova modalidade de exercício: o plogging. No plogging pratica-se atividade física ao mesmo tempo que se recolhe lixo durante um trajeto. Em 30 minutos é possível gastar 300 calorias, ao mesmo tempo que se contribui para um planeta mais limpo.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal