Record (Portugal)

EMILIANO SALA PILOTO ASSUME CULPA PELA MORTE

- D.L.M.

O início do julgamento da morte de Emiliano Sala ficou marcado por uma confissão: o piloto David Henderson declarou-se culpado pela tragédia que vitimou o antigo avançado argentino, ele que tinha inicialmen­te negado uma acusação feita pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido por “infrações ligadas ao acidente”. A revelação, no entanto, poderá atenuar a pena de Henderson, que será julgado a 14 de fevereiro de 2022.

O piloto britânico de 67 anos, que em outubro do ano passado tinha sido libertado sob fiança e afirmado estar inocente, estava acusado de ter colocado em risco a vida de Sala devido à forma descuidada como agiu perante as más condições de voo, delegando a função de pilotar a aeronave para o seu colega, David Ibbotson, cuja licença tinha expirado dois meses antes da tragédia. O acidente ocorreu a 21 de janeiro de 2019, quando o então avançado do Nantes se dirigia, no seu avião particular, para Cardiff, para finalizar a transferên­cia para o emblema galês. O aparelho despenhou-se no canal da Mancha e acabou por tirar a vida a Emiliano Sala e a Ibbotson.

O corpo do jogador argentino acabou por ser descoberto mais tarde, apenas no mês seguinte ao desastre aéreo, enquanto o de Ibbotson nunca foi encontrado pelas autoridade­s.

*

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal