Record (Portugal)

“Evanilson resultou muito bem”

Sérgio Conceição projeta nova presença no onze do brasileiro que colocou a fasquia nos 20 golos

- NUNO BARBOSA

Na chegada a Portugal, após as férias no Brasil, Evanilson colocou a fasquia nos 20 golos para esta que é a sua segunda época no futebol europeu e, mais concretame­nte, no FC Porto. Ainda assim, começou 2021/22 a jogar a espaços, sempre a saltar do banco de suplentes. Mas tudo mudou para o brasileiro, de 22 anos, após a derrota portista frente ao Liverpool, surgindo no onze portista no jogo imediatame­nte a seguir, contra o P. Ferreira, mantendo, depois, o estatuto de titular com o Sintrense (dois golos) e o AC Milan. Agora, vai meter a quarta a fundo. “O Evanilson resultou muito bem naquilo que nós queríamos, por isso é que continuou a jogar e tem grandes possibilid­ades de o fazer também com o Tondela”, afirmou Sérgio Conceição no lançamento do jogo de hoje, no Estádio João Cardoso. O brasileiro é, sem sombra de dúvida, uma aposta do treinador, que, apesar dos rumores naturais das janelas de transferên­cias, sempre acreditou no seu potencial para marcar posição no núcleo duro do plantel e nunca solicitou à SAD a contrataçã­o de um avançado centro, apesar da saída de Marega. Com Taremi a manter-se de pedra e cal no onze, o ‘sacrificad­o’ acabou por ser Toni Martínez, cujas caracterís­ticas são diferentes das de Evanilson, conforme dissertou Sérgio Conceição: “Toni Martinez tem a sua qualidade, é um jogador mais de referência, que procura movimentos e espaços diferentes do

Evanilson. O Evanilson cria uma equipa mais móvel no nosso ataque organizado. O Toni está muito bem noutros momentos, como na exploração dos espaços. É um jogador possante, de força. O Evanilson é mais refinado na ligação, a jogar em apoio e não dar referência­s aos centrais para, depois, aparecerem outros jogadores que eu quero. Ele permite ter os alas mais por dentro do que quando jogava com dois avançados”.

Sérgio Conceição ainda salientou que a presença de Evanilson também permite que Taremi explore outros espaços, sobretudo na construção de jogo. Falta agora saber se o atacante brasileiro vai ter, em Tondela, a oportunida­de de, pela primeira vez desde que chegou ao FC Porto no verão de 2020, estar em campo do apito inicial até ao final num jogo da primeira equipa. Certo, para já, é que vai repetir a titularida­de no João Cardoso. Em 2020/21, o FC Porto foi lá vencer por 2-0, com a dupla atacante formada por Evanilson e Toni Martínez. O espanhol fez o 1-0 ainda na primeira parte e Taremi fechou a contagem, depois de ter entrado para o lugar do brasileiro.

Dragão vai com tudo

Apesar do saldo positivo e imaculado que Sérgio Conceição tem contra o Tondela – nove jogos e outras tantas vitórias pelo FC Porto –, o treinador não espera encontrar facilidade­s, mas está ciente da obrigação portista. “Estamos à espera de um jogo sempre difícil, numa deslocação sempre difícil, mas temos a obrigação de ir com tudo para ganhar, nesta maratona que é o campeonato. São três pontos importante­s que ambicionam­os”, afirmou, prosseguin­do com a garantia de que no pós-Champions “o chip tem de estar sempre alerta independen­temente do mediatismo da prova”. Sobre o ponto que separa os rivais no topo da classifica­ção, Sérgio Conceição rematou: “Todos os jogos são importante­s, são finais para nós, e vamos encarar este jogo como uma final, porque os deslizes podem custar caro no fim da época.”

“O EVANILSON É MAIS REFINADO NA LIGAÇÃO, A JOGAR EM APOIO E NÃO DAR REFERÊNCIA­S AOS CENTRAIS ADVERSÁRIO­S”

“TONI MARTINEZ TEM A SUA QUALIDADE, É UM JOGADOR MAIS DE REFERÊNCIA, QUE PROCURA ESPAÇOS DIFERENTES”

“TONDELA? TEMOS A OBRIGAÇÃO DE IR COM TUDO PARA GANHAR, NESTA MARATONA QUE É O CAMPEONATO”

“VAMOS ENCARAR ESTE JOGO COMO UMA FINAL, PORQUE OS DESLIZES PODEM CUSTAR CARO NO FIM DA ÉPOCA”

 ?? ?? NAS ALTURAS. Evanilso on continua a merecer a confiança técnica
NAS ALTURAS. Evanilso on continua a merecer a confiança técnica
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal