Record (Portugal)

“Competênci­a e qualidade”

Destacou a forma como a sua equipa reagiu ao golpe inicial, lembrando que só deu FC Porto a partir do 1-0. Sobre Taremi, não recebe elogios extra por marcar como também não é criticado quando desperdiça golos

- JOSÉ MIGUEL MACHADO

Que análise faz ao jogo?

– Sabíamos e estávamos alertados para o tipo de faltas de onde resultou o golo do Tondela, o Salvador [Agra] corta muito a bola. O nosso movimento defensivo não foi correto. Mas isso não nos abalou, porque assumimos o resto do jogo com tranquilid­ade e fomos atrás primeiro do empate e depois da vitória. Sempre com competênci­a e qualidade, os jogadores nesse sentido estão de parabéns. Tivemos qualidade na posse, soubemos circular bem a bola. O Tondela apresentou-se algo diferente, sem pressionar tão alto e a não sair sempre a jogar a partir do guarda-redes. É normal, ajustou-se à equipa mais forte. O nosso papel era resolver e foi isso que fizemos.

– Nas alas, a equipa apresenta dinâmicas diferentes, com Díaz mais na largura e Otávio a surgir mais em zonas interiores. O que pretende?

– É exatamente isso. É importante a ocupação dos espaços e termos capacidade de jogar na largura e também por dentro. Depois jogamos também com a capacidade dos laterais, o João [Mário] dá mais projeção no processo ofensivo e o Zaidu ficou mais posicional e por dentro. São variantes que são trabalhada­s de acordo com o que queremos para o jogo. Temos de ter mobilidade e dinâmica, é isso que cria os problemas.

– Taremi não teve o dia mais feliz em termos de eficácia com o AC Milan, mas já espantou os fantasmas. Disse-lhe alguma coisa na terça-feira e hoje [ontem]?

– Não tenho de lhe dizer nada. Ele tem de fazer o trabalho dele, cada um tem as suas tarefas. Com o AC Milan não marcou nenhum golo em quatro remates, hoje em quatro remates fez três golos. Da mesma forma que não lhe disse nada no último jogo, também não devo dizer-lhe desta vez.

– Fez algumas alterações ao último onze. O que pretendia?

– Tenho um plantel que me dá totais garantias. O Mbemba veio com problemas da seleção e achei que o jogo que tinha de jogar era com o AC Milan; o Sérgio Oliveira fez um grande jogo na terça-feira e voltou a entrar muito bem. Posso

“ENTRAR A PERDER NUNCA É BOM, MAS NÃO NOS AFETOU. REALIZÁMOS UM JOGO COMPETENTE”

“ASSUMIMOS A INICIATIVA E ERA A NOSSA OBRIGAÇÃO, MESMO ANTES DA EXPULSÃO DO JOGADOR DO TONDELA”

“FORAM ASSINALADA­S MUITAS FALTAS CONTRA O FC PORTO E FOI DESSA FORMA QUE O TONDELA CHEGOU AO GOLO PORQUE PARECE-ME ESTRANHO UMA EQUIPA QUE TEVE MAIS DE 70 POR CENTO DE POSSE DE BOLA TENHA FEITO 23 FALTAS”

“PODÍAMOS TER FECHADO O JOGO MAIS CEDO E FUI MEXENDO PARA CHEGARMOS AO GOLO DA TRANQUILID­ADE”

escolher. Optei pelo Marcano porque, tendo o Zaidu, dá-nos mais garantias na saída; o Vitinha pela qualidade de passe e estando numa linha mais à frente do Uribe achei que era importante para este jogo.

*

“O QUE NÃO GOSTEI TANTO FOI ALGUNS JOGADORES ENTRAREM COM PITONS DE BORRACHA E FOI POR ISSO QUE SAÍ CHATEADO AO INTERVALO”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal