Record (Portugal)

O Chelsea é o melhor do Mundo

- PAULO FUTRE

çO Bayern Munique é mesmo a melhor equipa do Mundo da atualidade? E O Man. City?... E o PSG?... MÁRIO PEREIRA, V.N. DE FAMALICÃ

Mário, sem dúvida que Bayern, M.City e PSG são grandes tubarões, jogam muito e têm génios nos seus plantéis, mas se a melhor competição de clubes do mundo é a Champions, o melhor clube do mundo da atualidade só pode ser o que ganhou a última final: o Chelsea. Os grandes tubarões podem praticar um futebol espetacula­r, mas para mim o melhor é aquele que chega à final e leva a orelhuda para casa. Durante um ano, a coroa está na cabeça dos jogadores do Chelsea.

çPodemos considerar desprestig­iante a derrota averbada pelo Benfica frente ao Bayern Munique? VÍTOR RODRIGUES, LISBOA

Vítor, quando os nossos grandes clubes FC Porto, Sporting e Benfica são goleados em casa na melhor competição de clubes do mundo como é a Champions League, o prestígio internacio­nal é afetado, como deves imaginar. Infelizmen­te na fase de grupo já nos aconteceu isso três vezes. Na minha opinião, as derrotas duras em casa do FC Porto e Sporting contra o Liverpool e Ajax, respetivam­ente, por 5-1 - são daqueles jogos em que tudo sai mal de início a fim e todos os grandes clubes têm noites negras. Mas a derrota de quarta-feira do Benfica na Luz por 4-0 contra o Bayern Munique é muito mais difícil de explicar porque se o jogo terminasse aos 70 minutos, o resultado final seria 0-0 e toda a imprensa internacio­nal teria elogiado as águias pela maneira brilhante e valente como se bateu contra o maior tubarão da Europa, o grande favorito a ganhar esta edição da Champions. Até àquele minuto 70, a muralha do Benfica aguentou firme, mas 14 minutos depois, quando o Sané marcou aos 84 minutos o 0-4 e o guarda-redes do Benfica, Odysseas, ficou sentado no chão com os braços abertos a recriminar a atitude passiva dos seus colegas, aquele Benfica já era uma muralha de areia completame­nte destruída. Entre o Benfica sofrer o primeiro golo aos 70 minutos até consentir o quarto, aos 84’, nem o Odysseas nem ninguém consegue explicar o que aconteceu nesses 14 minutos diabólicos. A maior derrota da minha carreira foi 5-1 com a camisola do Atlético de Madrid contra o Ath. Bilbao, no seu mítico Estádio San Mamés. E até estivemos a ganhar 1-0 com golo meu... O Bilbao não era nenhum tubarão e ainda hoje não sei o que aconteceu na segunda parte daquela noite fria de inverno no País Basco. De vez em quando, Vítor, há jogos e períodos surreais muito difíceis de explicar.

+O Benfica já devia ter resolvido o caso da renovação de Jorge Jesus ou ainda é cedo? VASCO MONTEIRO, AMADORA

Quando veio do Flamengo, Jor- ge Jesus podia ter assinado três anos de contrato com o Benfica, mas acabou por assinar dois anos, quando a sua intenção era de assinar só por uma época. Por esta razão, este final de outubro em que estamos é muito cedo para as partes se sentarem à mesa a discutir a re- novação. Seja para o Jorge Jesus,

seja para o presidente Rui Costa, face aos objetivos difíceis que têm pela frente. Se isso vier a acontecer, creio que será só para depois do mês de fevereiro e nunca antes. Mas isto é só a minha opinião, Vasco, e nada mais do que isso.

+O Sporting ainda pode qualificar-se para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ou a vitó- ria na Turquia serviu apenas para ‘efeitos’ de Liga Europa? RITA NUNES, FARO

Face a esta grande vitória do Sporting na Turquia por 4-1, e à derrota do Borussia Dortmund por 4-0 em Amesterdão diante do Ajax, vamos ser positivos, Rita. Se pensas como eu, vais só focar-te nos oitavos-de-final da Champions League e que ao Sporting Clube de Portugal pode ser muito possível figurar entre as melhores 16 equipas da Europa em dezembro. Por exemplo, Rita, perante o futebol de alta qualidade que o Ajax está a praticar, não seria nada do outro mundo nem uma grande surpresa se ganhasse na próxima jornada na Alemanha ao Dortmund, assim como também não seria propriamen­te outra surpresa que o Sporting ganhe ao Besiktas em Alvalade. Se isto acontecer, pode ser muito possível termos um penúltimo jogo do grupo Sporting-Dortmund em Lisboa, com os dois empatados a 6 pontos. Se o desafio na Alemanha foi equilibrad­o e o resultado justo seria um empate e não a derrota do Sporting por 1-0, em Alvalade, com o estádio cheio a empurrar a equipa como nas grandes noites, pode ser muito possível também que o Dortmund perca 2-0 ou por uma diferença de dois golos. Se isto acontecer, Rita, o Sporting automatica­mente passa aos ‘oitavos’ da Champions e no último jogo na Holanda frente ao Ajax até pode levar a equipa B. Se pensas como eu, Rita, e fores super-positiva, vais ver que como está a qualificaç­ão e com o Haaland, máxima estrela e goleador do Dortmund lesionado e inativo por várias semanas, não será preciso um milagre para o Sporting estar entre as melhores 16 equipas da Europa nesta edição da Champions League.

+O regresso de Sérgio Oliveira foi fundamenta­l para a melhoria de produção do FC Porto? DANIEL PINTO, COIMBRA

O Sérgio Oliveira, pela sua qualidade, caráter, raça e experiênci­a, é o verdadeiro jogador ‘à Porto’. Com ele em campo, ao seu melhor nível, a equipa do FC Porto ganha outro andamento em todos os aspetos. Ele é uma referência dentro e fora do campo neste FC Porto e este tipo de jogadores são essenciais e muito importante­s nas grandes equipas.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal