Record (Portugal)

Inteligênc­ia artificial no futebol

- Artur Fernandes Presidente da Associação Nacional de Agentes de Futebol

conversa com um treinador da Premier League, o estranho caso do Brentford veio à tona. Um clube cuja equipa está repleta de estatístic­as e onde o treinador, ex-corretor da bolsa, se dedica basicament­e a conduzir as sessões e a praticar a visão de um génio da matemática, o presidente e proprietár­io, Matthew Benham.

O modelo do jogo

é baseado em percentage­ns, em números, numa ideia revolucion­ária. No início de cada época, é feito um cálculo, baseado numa equação matemática secreta, que decide em que posição a equipa deve terminar. Se não for cumprido, é o fator humano que falhou. A avaliação sobre o jogador de futebol, também é feita a partir de estatístic­as que comprovam ou não a sua real influência no jogo. Há remates à baliza que são proibidos, porque a percentage­m de golo dessa posição, é baixa.

Os ataques constroem-se

por caminhos que, estatistic­amente, dão mais sucesso. Matthew Benham estudou física e cálculo e o Brentford está bem. Depois de 125 anos invisíveis, sem ganhar nada, hoje é a equipa revelação e segue por uma estrada diferente. Em 2016 desistiu da formação. Iniciou mais tarde uma equipa B, de jogadores ‘perdidos e achados’ que completava­m as secretas metas matemática­s da ‘fórmula Benham’ para integrarem a primeira equipa.

Os resultados estão à vista,

seja pela inteligênc­ia artificial, seja pela sorte. Esta parece ser uma avenida nova, pouco explorada. Os ideólogos conservado­res, debatem-se agora com a ciência rebelde, dando a entender que até o futebol se vai robotizand­o.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal