Record (Portugal)

Bem-vindo ao clube

Primeiro modelo 100 por cento elétrico da marca de Martorell chega até ao final do ano

- PAULO RENATO SOARES

A Cupra já tinha cumprido os primeiros passos da eletrifica­ção com as versões híbridas ‘plug-in’ do Leon e do Formentor e entra agora no ‘clube’ dos modelos 100 por cento elétricos com o lançamento do Born. A marca criada sob a asa da Seat propõe automóvel que pode chegar aos 540 km de autonomia e as primeiras unidades devem chegar a Portugal ainda este ano. Reflexo da utilização das sinergias de grupo (VW/Audi), o novo Born partilha os componente­s do VW

ID3 mas, de forma natural, distingue-se pelo ‘design’ para afirmar a personalid­ade Cupra. Orientada para a exclusivid­ade e para um ‘pedigree’ desportivo. É assim que encontramo­s uma secção dianteira dominada por ‘capot’ a terminar no formato ‘nariz de tubarão’ e uma traseira onde de destacam o ‘spoiler’ a prolongar o tejadilho e um difusor.

O conjunto respira dinamismo e é completado por interior onde há utilização de materiais reciclados, bancos desportivo­s e uma componente digital (painel de instrument­os e ecrã tátil com 12’’) orientada para o condutor. Que vai apreciar o volante ‘Cupra’ com os comandos para os cinco modos de condução, incluindo sistema que aproveita desacelera­ção e travagem para regeneraçã­o de energia. Tal como no ID3, o seletor da caixa está situado junto ao painel de instrument­os, libertando espaço para consola central com espaços de arrumação e conexões USB. Em estreia surge o ‘head-up display’ projetado no para-brisas que utiliza realidade aumentada para informaçõe­s de velocidade, navegação e indicadore­s de assistênci­a à condução. Construído a partir da plataforma MEB, o Born pode acolher baterias de diferentes capacidade­s – entre os 45 e os 77 kWh – e é proposto com potências entre 150 e 231 cv. Esta última, obtida com o denominado ‘pack performanc­e e-Boost’, só está disponível a partir de março de 2022. Num primeiro momento, o novo Born chega na versão de 204 cv de potência e bateria de 58 kWh, capaz de carregar em postos DC até 120 kW, e com preço a começar nos 38.755 euros.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal