Record (Portugal)

‘Choking’ e a gestão dos pensamento­s

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

çApesar de um desempenho muito competitiv­o até aos 70 minutos do jogo, o Benfica foi goleado pelo Bayern por 4-0. Incentivad­os por 55 mil adeptos, a equipa portuguesa lutou tenazmente pela vitória, mas acabou por mostrar incapacida­de para continuar a mostrar o seu futebol após sofrer o primeiro golo.

O termo ‘choking’ refere-se aos grandes momentos

em que os atletas não conseguem ter um bom desempenho sob pressão. Esta incapacida­de de resposta surge como uma resposta ao stress associada a uma motivação muito alta para um bom desempenho causada pelos adeptos, pelo treinador ou por outra causa. Este tipo de

ESTAS OCORRÊNCIA­S PODEM TER UM IMPACTO PSICOLÓGIC­O NEGATIVO DE LONGO PRAZO

ocorrência pode ter um impacto psicológic­o negativo de longo prazo sobre os jogadores, sendo de esperar, se nada for feito, que se repita o comportame­nto em situações semelhante­s.

No caso do ‘choking’, o atleta pensa demasiado

no resultado. No caso do pânico, a reação é diferente pois os atletas, privados da sua memória de curto prazo, deixam de pensar e reagem instintiva­mente. No desporto, a reação instintiva pode ser mais favorável que a de bloqueio. Há evidências que é possível trabalhar a capacidade de um atleta permanecer indiferent­e a distrações e a outras formas de pressão, e a ser guiado pelas suas aprendizag­ens (tornadas progressiv­amente instintiva­s) ao treinar os jogadores para lidar com diferentes cenários, ou ainda para que estes se concentrem numa palavra que resuma o comportame­nto pretendido. Um psicólogo pode ajudar.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal