Record (Portugal)

Son(h)os trocados

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

Messi venceu pela 7.ª vez a Bola de Ouro, o que gerou muita contestaçã­o no mundo do futebol. Quando os sonhos são desfeitos e há a perceção de que os critérios de atribuição de um prémio se alteram e se ajustam para encaixar num perfil pré-determinad­o, é natural que se instale a revolta e a desilusão.

Esta semana também falei de sonhos numa reunião

de pais de atletas em formação. Falamos do sonho destes miúdos de se tornarem grandes atletas, e da necessidad­e de dormir e de descansar. Os pais referiram a dificuldad­e que sentem em conciliar as suas vidas pessoais e profission­ais com os treinos dos seus filhos no final do dia. Manifestar­am que andavam sempre numa correria, que

A OTIMIZAÇÃO DO SONO EXIGE UMA AVALIAÇÃO E COMPREENSíO DO PROBLEMA EM QUESTÃO

comiam tarde, nem sempre bem, que não tinham tempo para descansar. E questionav­am porque é que estes treinos não se realizam durante o horário escolar, por que razão não se reconhece estas atividades como parte do curriculum académico.

O descanso e o sono influencia­m diretament­e

o rendimento escolar e o bem-estar mental dos atletas. A otimização do sono exige uma avaliação e compreensã­o do problema em questão, e medidas para reduzir ou eliminar fatores de risco e comportame­ntos inadequado­s.

A vida não nos permite reclamar todos os sonhos

e prémios, mas deveria ser possível descansar e dormir o suficiente. As escolas artísticas já mostraram que é possível, e as UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola) são também disso exemplo. A escola, o trabalho e o desporto podem e devem ser conciliado­s.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal