Record (Portugal)

Um caso de sucesso de marketing

O ATLÉTICO MINEIRO PENSOU FORA DA CAIXA E LANÇOU UMA PLATAFORMA PRÓPRIA DE DIVULGAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁR­IOS, AUMENTANDO A ATRATIVIDA­DE DO NEGÓCIO

- Daniel Sá Diretor Executivo do IPAM

çDurante várias décadas, a estratégia de marketing dos principais clubes de futebol girava à volta dos 90 minutos de jogo em cada semana. Todos os esforços concentrav­am-se em levar gente aos estádios, encontrar patrocinad­ores para colorir o espetáculo e aproveitar para vender umas camisolas extra em dias de jogo.

Ora, com 365 dias num ano e

sabendo que um clube faz cerca de 60 jogos nesse período, dos quais apenas 30 em casa, rapidament­e se percebeu que os clubes estavam a desaprovei­tar inúmeros momentos de contacto com os seus adeptos. Além disso, nenhum estádio do mundo acolhe todos os adeptos de um clube.

Nos últimos anos, assistimos a novas abordagens

de marketing em vários clubes por todo o mundo. Dos casos que mais aprecio é o do Atlético Mineiro, no Brasil, que fez uma aposta tremenda na gestão de dados e numa verdadeira transforma­ção digital.

Sabemos que o mundo digital

evoluiu muito e tem ditado o rumo do consumo e o comportame­nto do mercado. O marketing digital, que nada mais é do que a aplicação de estratégia­s para divulgar e promover marcas, serviços e produtos no universo online, ganhou bastante importânci­a especialme­nte nos dois últimos anos, com a pandemia, que obrigou as empresas a investirem em meios online para sobreviver.

Pensando nisso mesmo, o Atlético Mineiro

pensou fora da caixa e lançou uma plataforma própria de divulgação de anúncios publicitár­ios. A equipa mineira conta atualmente com aproximada­mente 9 milhões de adeptos e 75 mil sócios, o que aumenta a atrativida­de do negócio.

Sabemos que a pequena ou média empresa,

muitas vezes, não chega a colocar a sua marca na camisola de um grande clube, por não ter meios financeiro­s para o fazer. Com a criação de uma plataforma de anúncios que leva o nome e, consequent­emente, o peso do clube, qualquer empresa pode conectar-se aos adeptos, através dos ativos digitais do Atlético. O clube fez uma parceria com uma empresa especializ­ada em inteligênc­ia de dados e anúncios digitais, para consolidar os dados dos adeptos e conhecê-los melhor. Quanto mais conhecem o perfil e interesse de cada adepto, melhor criam produtos e anúncios, gerando novas fontes de receita.

Os meios digitais permitem

que o clube tenha contato com grande parte dos adeptos, em diversos lugares do mundo. Como resultado, isso abre um leque de novas possibilid­ades para o clube e para os seus anunciante­s, que não ficam presos apenas aos adeptos que vão aos jogos e visitam as lojas do clube. Da mesma forma, o Atlético Mineiro conta agora com dezenas de patrocinad­ores, de pequena e média dimensão, que sem esta plataforma digital estariam impedidos de chegar aos 9 milhões de adeptos do clube.

 ?? ??
 ?? ?? LUÍS MIGUEL HENRIQUE
LUÍS MIGUEL HENRIQUE
 ?? ??
 ?? ?? RUI DIAS
RUI DIAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal