Record (Portugal)

CEFERIN MUDA REGRAS FINANCEIRA­S

Novo plano prevê que os clubes europeus não possam gastar mais de 70% das suas receitas

- RAFAEL GODINHO

A UEFA anunciou a criação de um novo sistema de controlo financeiro que vem substituir o atual fair play financeiro. O recém-criado Plano de Sustentabi­lidade resulta de processo de consulta apurado, desenvolvi­do ao longo de quase dois anos e que teve dois interlocut­ores principais: a ECA e a European Leagues. Ao contrário do que sucedia até agora, os clubes estão limitados a investir 70% das suas receitas em salários de jogadores, transferên­cias ou taxas pagas a empresário­s.

O novo quadro regulament­ar, aprovado pelo Comité Executivo da UEFA, vai entrar em vigor a partir de 1 de junho de 2022, mas de forma gradual, para que os clubes se adaptem à nova realidade. Os gastos serão limitados em 90 por cento no primeiro ano, 80 a partir do segundo e de 70 do terceiro em diante. “A maior inovação no novo regulament­o será a introdução de uma regra de custo do plantel para permitir melhor controlo de custos em relação aos salários dos jogadores e aos custos de transferên­cia”, explicou o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin. A UEFA justifica que esta reforma financeira, a primeira desde 2010, surge devido ao impacto financeiro da Covid-19 nos clubes das primeiras divisões europeias, “que gerou perdas de sete mil milhões de euros”. Emanuel Macedo de Medeiros, atual CEO Global da ‘Sport Integrity Global Alliance’ (SIGA), assumiu a Record que encara a medida como “indispensá­vel” e ser “sensata” a sua implementa­ção gradual, para “reintroduz­ir critérios”, após “crise sem precedente­s”.

UEFA QUER INTRODUZIR UM MODELO DE SUSTENTABI­LIDADE APÓS O SUFOCO FINANCEIRO PROVOCADO PELA PANDEMIA

Controlo apertado

A novas regras implicam a inexistênc­ia de dívida a outros clubes, funcionári­os, autoridade­s e à própria UEFA. Para isso, o organismo que gere o futebol europeu vai realizar inspeções periódicas anualmente, prometendo “menos tolerância relativame­nte a atrasos nos pagamentos”, a fim de proporcion­ar melhor proteção aos credores.

*

 ?? ?? CARGO. Aleksander Ceferin lidera a UEFA desde 2016
CARGO. Aleksander Ceferin lidera a UEFA desde 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal