Record (Portugal)

ÁGUIAS E DRAGÕES EM DUELO OFENSIVO

No sábado estarão frente a frente os dois ataques que mais acertam no alvo neste campeonato

- CLÁSSICO PROMETE ‘TIROTEIO’ ANDRÉ ZEFERINO

O campeonato está na reta final, mas um clássico é sempre um clássico, seja em que altura for. À chegada ao Estádio da Luz, Benfica e FC Porto apresentam um trunfo: são os dois melhores ataques desta edição do campeonato. Record analisou ao pormenor todos os golos de águias e dragões para perceber onde, como e quando é marcam e sofrem.

A verdade é que existem várias semelhança­s entre os dados dos rivais. Apesar de ter menos golos marcados (76) que o FC Porto (83), as águias marcaram mais fora da área do que os dragões. Curioso é também o facto de os encarnados mostrarem superiorid­ade nos lances de contra-ataque, uma vez que apresentam 25 golos, enquanto os azuis e brancos têm apenas 21. No futebol moderno, muito se fala das bolas paradas e da sua influência para ganhar jogos. Verdade é que a equipa de Sérgio Conceição tem-se revelado mais eficaz neste momento do jogo, já que apontou 9 golos de canto e 7 através de livres. Por sua vez, o Benfica assinou 6 golos de canto e apenas 2 na sequência de livres. Em relação ao tempo em que marcam, os dados são muito parecidos, evidencian­do-se apenas a elevada capacidade das águias marcarem nos primeiros 15 minutos - 11 golos contra 3 do FC Porto.

No que aos golos sofridos diz respeito, há apenas um dado estatístic­o que chama à atenção e para o qual o conjunto de Nélson Veríssimo tem de ter especial atenção. As águias sofrem 21 por cento dos golos na sequência de cantos, uma fase do jogo em que os portistas são particular­mente perigosos.

* do Benfica e apenas 17 do FC Porto. Pese o sucesso encarnado no século passado, desde 2001 que o domínio em clássicos na Luz passou para os azuis e brancos. Em 21 jogos entre as duas equipas, os dragões venceram oito, empataram outros tantos e perderam por cinco ocasiões. Curiosamen­te, nesses duelos, apenas em sete deles houve três ou mais golos, sendo o empate a um o resultado mais comum. Ainda neste século, nos cinco triunfos encarnados, apenas num deles o FC Porto faturou – foi no 2-1 da temporada 2000/01.

*

 ?? ?? Gilberto e Pepê no último clássico
Gilberto e Pepê no último clássico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal