Record (Portugal)

Metaverso no desporto

A PALAVRA É RECENTE E AINDA NÃO ESTÁ SUFICIENTE­MENTE CONSOLIDAD­A ENTRE NÓS, MAS O MUNDO EMPRESARIA­L ESTÁ CADA VEZ MAIS ATENTO À TENDÊNCIA DO METAVERSO

- Daniel Sá Diretor Executivo do IPAM

A palavra metaverso começou a entrar na nossa linguagem há pouco tempo. Apesar de ainda não estar suficiente­mente consolidad­a, a verdade é que o mundo empresaria­l tem dado muita importânci­a a esta tendência. O mundo do desporto começa também a dar os primeiros passos no metaverso.

A UEFA, como parte do seu esforço contínuo de fazer com que mais rapazes e raparigas joguem futebol, decidiu investir onde eles passam ode mais tempo: dentro do metaverso do Roblox. A menos de 100 dias do Euro 2022 Feminino, a UEFA investiu em criar o seu próprio jogo no Roblox, o enorme hub estilo Lego usado por crianças em todo o mundo para jogar, fazer jogos e criar avatares.

The Road to UEFA Women’s Euro’ é o nome do projeto que foi criado por um estúdio especializ­ado nesta área para a UEFA. O projeto permite que jogadores de toda a Euro- pa criem um personagem e treinem com três mascotes virtuais (Kai, Robyn e Ashley). A mecânica é simples: as crianças jogam contra o relógio para completar as pistas de obstáculos o mais rápido possível, marcando golos e colecionad­o bilhetes do torneio ao longo do caminho.

O Roblox tem mais de 50 milhões de utlizadore­s ativos diários, 50% dos quais são crianças com menos de 12 anos. Ao explorar este público, a UEFA quer inspirar crianças entre os 8 e 11 anos a tornarem-se mais ativas, jogarem e envolverem-se com o mundo do futebol.

Esta estratégia da UEFA decorre ao mesmo tempo que um número crescente de marcas está a tentar entrar nos radares virtuais das crianças em todo o mundo. No mês passado, a Nike desafiou crianças a construir um mundo digital centrado no Air Max no Roblox e a Lego acaba de anunciar uma parceria com a gigante de jogos Epic para construir um rival do Roblox.

O jogo virtual da UEFA é apoiado por uma série de vídeos educativos no YouTube liderada pelas mascotes, além de 12 jogadoras de futebol, incluindo a atual jogadora do ano da UEFA e jogadora da seleção nacional espanhola e do Barcelona, Alexia Putellas.

Os responsáve­is da UEFA esperam que esta experiênci­a do jogo virtual capture a imaginação das crianças e as leve a interagir com o futebol, sendo evidente que o objetivo final é que essas crianças joguem futebol na vida real e se envolvam online.

O Euro 2022 Feminino será realizado na Inglaterra em julho e marcas como LinkedIn, Lego, Pandora e Starling Bank estão entre os patrocinad­ores oficiais do evento. Por vezes, esta mistura de mundo real com o mundo virtual soa a ficção cientifica, mas a verdade é que o metaverso vem para ficar nas nossas vidas.

A UEFA ENTROU NESTE MUNDO RECENTE PARA CHEGAR MAIS DEPRESSA ÀS CRAINÇAS

 ?? ??
 ?? ?? LUÍS MIGUEL HENRIQUE
LUÍS MIGUEL HENRIQUE
 ?? ??
 ?? ?? RUI DIAS
RUI DIAS
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal