Record (Portugal)

“Sempre insatisfei­tos”

Ana Hormigo salienta que “soube a pouco” a prata obtida no Europeu porque a ambição é muita

- JUDO ALEXANDRE REIS

A selecionad­ora Ana Hormigo fez um balanço do Europeu de Sófia, que terminou no domingo, concluindo que a medalha de prata de Catarina Costa (-48 kg) “sabe a pouco”, face à qualidade da equipa. “Temos posto a fasquia sempre muito alta. As competiçõe­s do circuito internacio­nal da FIJ têm corrido bem, não sendo só um atleta a medalhar, foram vários, mesmo a ganhar, como a Bárbara Timo em Paris, Anri Egutidze a marcar, Catarina Costa, Jorge Fonseca e Telma Monteiro estiveram em evidência. É sempre com grandes expectativ­as que a equipa se apresenta para disputar as medalhas, pelo que poderiam ter sido mais”, considerou a antiga judoca.

Mesmo assim, o Europeu, que dá menos pontos no ranking mundial que um Grand Slam, nem é a prova mais importante do ano, pelo que as maiores apostas serão a partir do Grand Slam de Ulan Bator (Mongólia), primeira prova de qualificaç­ão olímpica, seguindo-se como pontos altos o Mundial de Tashkent (Uzbaquistã­o) e o Masters de Jerusalém (Israel). Ana Hormigo acredita que os resultados menos bons no Eu

“PERDER FAZ PARTE DO JOGO, NINGUÉM ESTÁ PREPARADO. MOTIVAÇÃO SERÁ AINDA MAIOR”, DIZ A SELECIONAD­ORA

ropeu não vão fazer perder o foco da Seleção: “Perder faz parte do jogo, ninguém se prepara para perder, vimos para ganhar. Tivemos dias para enterrar a cabeça, mas há sempre trabalho a fazer. Não é fácil para os atletas nem para os treinadore­s, mas o ir mais além é caracterís­tica do atleta de alto rendimento, quer sempre mais, nunca está satisfeito. A motivação para o trabalho vai ser ainda maior.”

Rochele só no Mundial

A olímpica do Benfica, Rochele Nunes (+78 kg), deverá regressar à competição no Mundial, devido a lesão ligamentar num joelho. Segundo Ana Hormigo, a atleta vai em cinco meses de pós-operatório, sendo importante não precipitar o regresso da medalhada com bronze nos Europeus de Praga (2020) e Lisboa (2021). “Possivelme­nte no próximo mês terá alta, mas vamos ter de aguardar. Esperemos contar com ela no Mundial.”

*

 ?? ?? PÉROLAS. Ana Hormigo gere emoções dos atletas
PÉROLAS. Ana Hormigo gere emoções dos atletas
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal