Record (Portugal)

“Estou focado no jogo, não quero graçolas”

Expressões como “apagar a Luz” foram ‘vetadas’ pelo treinador. Clássico que pode dar o título preparado “com entusiasmo e não com euforia”

- NUNO BARBOSA

Em meados do passado mês de abril, aquando das celebraçõe­s dos 40 anos de Pinto da Costa na liderança do FC Porto, Sérgio Conceição contou que sabe quando o presidente vai ao seu gabinete, no decorrer dos treinos do Olival, porque lhe “apaga sempre a luz”. Não era uma metáfora. E agora que os dragões vão ao Estádio da Luz defrontar o Benfica muito menos. Questionad­o sobre se queria devolver essa graça ao presidente, conseguind­o uma vitória em casa do eterno rival que garantiria a conquista do campeonato, tal como o empate, o treinador portista aproveitou para clarificar: “Estou muito concentrad­o e focado no jogo e não quero graçolas.” Conforme fomos escrevendo ao longo da semana, Sérgio Conceição não deixou o clima de euforia, gerado pela possibilid­ade de repetir 2010/11 e consumar a conquista do título na Luz, passar o portão do Olival. E foi taxativo logo na primeira resposta da conferênci­a de antevisão ao clássico com o Benfica. “Nós preparámos o jogo. Depois, tudo o resto não é tão importante para nós. Preparámos o jogo com entusiasmo e não com euforia”, vincou o treinador.

Por isso, aceitou de bom grado a sugestão deixada por Fernando Belluschi nas páginas de Record, em tudo idêntica à que passou ao grupo de trabalho. O médio argentino, um dos heróis do FC Porto campeão na Luz em 2011, aconselhou os atuais jogadores portistas a “concentrar­em-se no jogo e não no título. Sérgio Conceição assinou por baixo: “É dentro da mensagem que transmiti aqui. É treinador? Ainda joga? Então que pense no final da sua carreira. É uma mensagem positiva de alguém importante que passou pelo FC Porto.”

Um clássico é um... clássico

Mostrando sempre respeito pelo adversário de hoje, Sérgio Conceição não espera um relaxament­o do Benfica por já ter a classifica­ção definida, porque nestes jogos grandes há outros valores que falam mais alto.

“É um jogo que vale três pontos importante­s para nós, num passo decisivo na conquista do principal objetivo. Para o Benfica, com certeza que, não jogando nada em termos de classifica­ção final, é um desafio onde estão sempre muito empenhados, porque é um clube grande que, como nós, vive de títulos. Com certeza quer deixar uma boa imagem aos seus adeptos. Um clássico do futebol português tem sempre esse lado emocional e que muitas vezes, acho que quase sempre, não tem a ver com pontos, mas sim com o peso do jogo em si”, prosseguiu o treinador para rematar, depois, sobre se lhe causaria uma sensação especial tornar-se campeão na Luz.

“O espaço mais importante onde se ganham os campeonato­s é o local onde se trabalha diariament­e, neste caso o Olival. As pessoas trabalham aqui comigo para conseguirm­os conquistar o objetivo que ainda não foi cumprido. Os campeonato­s ganham-se em 17 campos diferentes e no Dragão, assim como no Olival, onde preparamos diferentes jogos com o mesmo profission­alismo de sempre”, rematou. *

“BELLUSCHI SUGERIU CONCENTRAÇ­ÃO NO JOGO E NÃO NO TÍTULO? ESTÁ DENTRO DA MENSAGEM QUE PASSEI AQUI”

“É UM JOGO QUE VALE TRÊS PONTOS IMPORTANTE­S PARA NÓS, NUM PASSO DECISIVO NA CONQUISTA DO OBJETIVO”

“UM CLÁSSICO TEM SEMPRE ESSE LADO EMOCIONAL E MUITAS VEZES, QUASE SEMPRE ATÉ, NÃO TEM A VER COM PONTOS”

“O ESPAÇO MAIS IMPORTANTE ONDE SE GANHAM OS CAMPEONATO­S É O LOCAL ONDE SE TRABALHO DIARIAMENT­E”

 ?? ?? SÉRGIO CONCEIÇÃO
SÉRGIO CONCEIÇÃO
 ?? ??
 ?? ?? FOCO. Técnico dá o exemplo e não quer distrações no ataque ao título
FOCO. Técnico dá o exemplo e não quer distrações no ataque ao título

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal