Record (Portugal)

DEFESAS GANHAM CAMPEONATO­S

Benfica só tem dois golos sofridos e Filipa Patão assume que o êxito na liga passou pela maior solidez

- FUTEBOL FEMININO LUÍS MENDES JÚNIOR

“Os ataques ganham jogos, as defesas ganham campeonato­s.” A mítica frase é atribuída a Phil Jackson, o técnico mais galardoado da história da NBA (11 anéis), e parece ter servido de lema a Filipa Patão. O Benfica sagrou-se bicampeão nacional e a treinadora não escondeu que o segredo do êxito encarnado esta temporada assentou sobretudo na solidez, que se traduz em apenas dois golos sofridos, disputados 12 jogos da fase de apuramento do título. “Este ano sabíamos que tínhamos de apostar mais na coesão defensiva, o que pode ter limitado o nosso poder ofensivo. No entanto, considero que uma equipa tem de ter as duas coisas. Foi um processo evolutivo e considero que temos ainda para melhorar”, manifestou a técnica, de 33 anos, em declaraçõe­s à BTV.

A verdade é que os números não mentem. Apesar de ter nomes sonantes no ataque, como Clóe Lacasse, Jéssica Silva e Kika Nazareth, é a defesa o ponto forte das águias. E aí destacam-se

Katelyn Talbert, guardiã contratada no mercado de inverno, e as defesas Catarina Amado, Carole Costa, Sílvia Rebelo e Lúcia Alves. Uma muralha que só permitiu um autogolo (frente ao Marítimo) e um golo ao Sporting, aos 90’+8, no jogo de domingo que consagrou o Benfica. A duas jornadas do fim da Liga BPI, as águias vão tentar terminar esta fase só com vitórias e superar os pontos alcançados na época passada. Mais difícil é bater o registo de golos marcados.

“ESTE ANO SABÍAMOS QUE TÍNHAMOS DE APOSTAR MAIS NA COESÃO DEFENSIVA”, REALÇOU A TREINADORA BICAMPEÃ

Sonho da Champions

Após o bicampeona­to, Filipa Patão abordou os objetivos, nomeadamen­te na Liga dos Campeões: “O título deixou-nos a obrigação de alcançar mais. Vamos tentar chegar novamente à fase de grupos e tentar fazer melhor em todos os aspetos.” Recorde-se que o Benfica fez este ano a estreia na Champions, terminando em 3º lugar no grupo D.

*

 ?? ?? SEGURANÇA. Katelyn Talbert chegou em janeiro e tornou-se um pilar nas águias
SEGURANÇA. Katelyn Talbert chegou em janeiro e tornou-se um pilar nas águias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal