Record (Portugal)

Despedida sem penáltis foi uma enorme surpresa

- Luís Avelãs

çCaiu o pano sobre mais uma edição do campeonato. E na derradeira ronda –enquanto Belenenses SAD e Tondela não evitavam a descida e o Moreirense assegurava a presença no playoff com o terceiro colocado do escalão secundário (Chaves) – surgiu uma enorme surpresa: pela primeira vez na temporada não foi assinalado um único penálti nos nove duelos da jornada.

Uma rondas em faltas da defesa dentro da sua grande área

é uma situação pouco comum. Tanto que, para além de só ter acontecido uma vez esta época, precisamos recuar até à jornada 30 da temporada 2018/19 para encontrar a última vez que tal cenário se verificou na divisão principal. Contas feitas, pelo meio disputaram-se 106 jornadas sempre com penáltis. É muito tempo!

Aotodo, foramassin­alados108 penáltis,

à média de 3,17 por ronda. Sporting e V. Guimarães (11) foram os clubes que mais beneficiar­am dos castigos. Pelo contrário, Vizela, Arouca e Belenenses SAD só conquistar­am três. Os vizelenses podem mesmo queixar-se de terem tido poucos a favor e muitos (11) contra. Nenhum outro emblema foi tão castigado. Ao invés, Sporting, Benfica, Sp. Braga e Portimonen­se só tiveram dois contra.

Com muitas equipas já coma época feita

e outras a jogarem nos limites –buscando as vítorias que lhes poderia valer a permanênci­a na divisão principal –, torna-se ainda mais estranho constatar que não houve penáltis na derradeira jornada da época. Aliás, se acrescenta­rmos que foi uma das cinco rondas com mais golos (28, tanto s como na jornada 14 e apenas menos que os 34 da ronda 11, os 33 da 12.ª e os 30 da 17.ª)... também por aí se percebe que o que sucedido foi inesperado.

Mas, há um outro dado que torna a ausência depenál tis aind amais improvável.

Esta última jornada da época foi a que teve mais remates (241, superando os 229 da ronda 7), o que confirma uma predisposi­ção ofensiva mais evidente por parte de vários emblemas (Arouca e Famalicão, com 22 e 21 ‘tiros’, respetivam­ente, registaram os seus máximos de época) consequênc­ia normal das contas já estarem fechadas a nível classifica­tivo ou de ser obrigatóri­o avançar com todas as forças à procura do triunfo para evitar a despromoçã­o.

*

DESDE A RONDA 30 DA TEMPORADA 2018/19 QUE NÃO HAVIA UMA JORNADA SEM QUALQUER PENÁLTI

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal