Record (Portugal)

História dos playoffs

- Helena Pires Diretora-executiva da Liga Portugal

çAs emoções dos campeonato­s da Liga Bwin e Liga Sabseg chegaram ao fim, mas o mês reserva ainda grandes decisões. Os playoffs destas competiçõe­s vão decidir as duas últimas vagas na próxima edição das competiçõe­s profission­ais, com Moreirense e Chaves em disputa por um lugar na Liga Bwin e Sp. Covilhã e Alverca na Liga Portugal SABSEG.

Estes playoffs

têm já uma longa história, iniciada na época de 1946-47, em que o Lusitano VRSA levou a melhor diante do Famalicão, assegurand­o um lugar no escalão maior do futebol português. No final da década de 50, o formato deste playoff foi alterado para uma liguilha em que participav­am pelo menos um clube da antiga I Divisão e vários da II Divisão (na maioria das vezes três).

Este formato foi o utilizado

até à criação da Segunda Liga, em 1990-91, sendo que a partir dessa altura os playoffs entre as duas competiçõe­s profission­ais só acontecera­m por duas vezes. O primodivis­ionário Paços de Ferreira superou o Desportivo das Aves, em 2013-14 e na última época o Arouca garantiu a promoção ao superioriz­ar-se ao Rio Ave.

Dos 43 lugares disputados

no Playoff/Liguilha entre equipas das duas principais divisões, 24 (56%) foram conquistad­os por equipas do escalão superior, sendo que 19 (44%) foram obtidos por equipas da divisão inferior. No que respeita ao playoff da Liga Portugal Sabseg esta será apenas a segunda vez que se realiza, depois de em 2016-17 (em dose dupla) Ac. Viseu e Leixões terem conseguido assegurar a permanênci­a frente Merelinens­e e Praiense, respetivam­ente. Indefiniçã­o é a palavra de ordem. Como convém!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal