Record (Portugal)

Quatro promessas e uma ‘carcaça’

SE RONALDO QUER ACABAR A SUA CARREIRA NO SPORTING, AINDA COM ALGUMA COISA DE DIFERENCIA­DOR PARA DAR À EQUIPA, ESTE É O MOMENTO

- Octávio Ribeiro Jornalista RUI CALAFATE EDUARDO DÂMASO

Há largos anos, numa declaração bem-humorada, Cristiano Ronaldo disse que havia de voltar ao Sporting quando fosse já ‘carcaça’. Depreendeu-se, pela expressão e pelo contexto, que ´carcaça´ seria sinónimo de muito veterano. Ainda reconhecív­el como jogador, mas já sem muita explosão para dar.

Se Ronaldo acabar a sua carreira no Sporting,

ainda com alguma coisa de diferencia­dor para dar à equipa, este é o momento. Ronaldo já é ‘carcaça’, mas ainda tem futebol para não defraudar as espectativ­as dos adeptos leoninos. O melhor jogador português de sempre sabe, melhor do que ninguém, que cada ano será mais difícil suportar a intensidad­e dos jogos de topo. E fazer a diferença, que sempre fez. É o momento para Ronaldo regressar a casa e, depois de duas ou três temporadas, pendurar as botas para abraçar novos desafios. No seu clube, ou – o que seria melhor – na FPF.

Falta apenas a final da Taça

para a época encerrar. Dos muitos jogadores que ganha- ram asas nos maiores clubes, destaquemo­s quatro casos: Vitinha e Fábio Vieira, no FC Porto; Gonçalo Ramos e Henrique Araújo; no Benfica.

A Vitinha, para se afirmar ainda mais

como jogador de topo, falta-lhe cultivar a frieza de concretiza­ção, quando apa- rece na área contrária. Neste domínio, o excelente maestro da zona média não tem conse- guido limar as arestas de um defeito que traz desde os escalões de formação. Um craque a rematar de longe, capaz de golos quase impossívei­s, treme e falha lances de concretiza­ção simples. Parece perder a noção de tempo e espaço, quando tem apenas o guardião pela frente. Merece trabalho individual, na relva e na cabeça.

Se Ronaldo acabar a sua carreira no Sporting,

Fábio Vieira precisa apenas combater a facilidade com que se deixa tombar ao menor contacto. Na Europa, esse tipo de estratagem­as não pega; por cá, também vai caindo de eficácia. Corrigido este detalhe – muito mais fácil de eliminar do que a tontura de Vitinha na área -, Fábio Vieira será um jogador maravilhos­o!

No Benfica, Gonçalo Ramos

afirmou-se como titular no papel de um segundo avançado capaz de pressionar até ao terço defensivo. Com este trabalho de papa-léguas, Gonçalo está a perder o faro de golo. Cuidado.

Golo é o sinónimo de Henrique Araújo.

Um autêntico ponto de exclamação na área. Lembra o também insular Pauleta – sem grandes rodriguinh­os mas sempre a salivar pelo remate. Que o Benfica não desperdice esta pérola, capaz de resolver jogos difíceis já na próxima época.

O Sporting não revelou

qualquer nome capaz de prometer estrelato. E fez emigrar Tiago Tomás. Uma pena!

O SPORTING NÃO REVELOU QUALQUER

NOME CAPAZ DE REVELAR ESTRELATO. UMA PENA

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal