Record (Portugal)

Falta Europa

- PORTO, PORTO, PORTO Nuno Encarnação Gestor

Sérgio Conceição acaba de bater o recorde de pontos na 1.ª Liga. 91 pontos em 102 possíveis. Estabelece­u um outro recorde, ao estar 58 jogos sem perder para o campeonato. Conquistou 3 Campeonato­s em 5 possíveis nos últimos anos e teve noites de gala ao longo das últimas épocas na Liga dos Campeões.

O Benfica não conseguiu bater o Porto nos últimos 9 jogos.

Os mais desatentos diriam que Conceição chegou a um fim de ciclo e pronto para aceitar propostas de outros clubes. Nada de mais errado. Sérgio Conceição ainda não conseguiu um começo de época ou uma época inteira com a tranquilid­ade merecida.

No ano em que chegou, teve apenas o plantel que sobrou e os emprestado­s que fez regressar ao Dragão.

No ano em que mais contratou, com jogadores (Uribe, Marchesín e Díaz) a chegarem em cima da pré-eliminatór­ia da Liga dos Campeões, caiu com estrondo aos pés do Krasnodar.

No ano passado, só no último dia do mercado é que garantiu

Felipe Anderson, Sarr e Grujic, não tendo os dois primeiros passado de um “inconsegui­mento”. No corrente ano, quando se perspetiva­va a ambição de estar presente em mais uma final europeia, no caso em apreço a Liga Europa, desaparece­ram em Janeiro, Corona, Sérgio Oliveira e Luis Díaz, e esse sonho deixou de fazer sentido.

Dito isto, Conceição precisa de estabilida­de no plantel e saúde financeira no clube.

Só assim pode almejar o ensejo de conquistar a Liga dos Campeões, como legitimame­nte o expressou em entrevista recente, mas onde eu acrescenta­ria a Liga Europa.

Para conquistar a Europa,

o seu plantel tem de ter mais equilíbrio entre os titulares e as opções que tem no banco. Para conquistar a Europa, certos jogos do campeonato têm de ser sacrificad­os pelo desgaste que os jogos da Champions trazem, em favor das provas Europeias.

Mas para garantir sustentabi­lidade financeira do clube, o Porto tem de ser nos próximos anos campeão

ou no limite ficar em 2.º lugar para garantir ano após ano a presença na fase de grupos da Champions. Esta é uma pescadinha de rabo na boca de equação sempre difícil.

Conceição pode pensar num próximo ciclo de 5 anos, onde deve desenhar a régua e esquadro este plano que tanto quer ver concretiza­do.

Artur Jorge e Mourinho conseguira­m a Champions, Mourinho e Villas-Boas a Liga Europa, qual a razão de Conceição não conseguir um destes troféus vestido de azul e branco? Nenhuma, o trabalho sério e honesto que tem desenvolvi­do no Dragão irá trazer frutos num futuro próximo. Basta acreditar.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal