Record (Portugal)

“Grécia tem de dar passos na formação”

-

Sabendo que tem de formar jovens para ‘exportar’ para ligas financeira­mente mais fortes, sente que, depois, na base, existe matéria-prima para manter esta ‘máquina’ a funcionar?

PEDRO MARTINS – Não temos essa capacidade, como tem Portugal, que já fez um trabalho de formação há muitos anos. Mas deram-se passos significat­ivos. Eu não estou só a falar das equipas grandes. Há muitos anos, a grande maioria dos clubes deu passos muito importante­s na área da formação. Inclusivam­ente a Federação Portuguesa de Futebol, com a qualidade dos seus formadores, já começou a formar treinadore­s com enorme capacidade há muitos anos. Muitos deles não chegam à 1ª Liga, mas são verdadeiro­s formadores de talento.

Ⓡ Mesmo nos escalões intermédio­s há gente com qualidade a trabalhar e a acompanhar estes jovens?

PM - Muita e há muitas condições. A Grécia não deu esse passo. À exceção do Olympiacos e de mais dois ou três clubes, o resto não tem formação, nem tem espaço para os mais jovens. Não tem estruturas que permitam o desenvolvi­mento dos jovens e, infelizmen­te, o mais grave é que não se reestrutur­am os campeonato­s, de modo a que sejam competitiv­os para os escalões de formação. Era um passo que já deveria ter sido dado, mas como na Grécia ainda existem clubismos e interesses clubístico­s, ainda não se deu um passo abrangente. Portugal já deu.

Ⓡ Dar esse passo é um ato de coragem? Portugal teve essa coragem e a Grécia não?

PM - Nós tivemos essa coragem e também houve necessidad­e. Também tivemos essa abertura e a mentalidad­e para fazê-lo. E não estou só a falar de FC Porto, Benfica ou Sporting. O meu clube, que é o Feirense, há muitos anos que trabalha muito bem a formação e tem grandes condições de trabalho para os escalões de formação.

Ⓡ Guimarães, Braga, Algarve... Os exemplos chegam-nos de todo o país…

N - Em Guimarães, em Braga e em todo lado. Eu dou o exemplo do Feirense, um clube cuja história pouca gente conhece, mas no qual, inclusivam­ente este ano, a grande aposta para a equipa principal foi feita com base em jogadores da formação. *

“O MEU CLUBE, QUE É O FEIRENSE, HÁ JÁ MUITOS ANOS QUE TRABALHA MUITO BEM A FORMAÇÃO”

 ?? ?? ESTRUTURA. Pese o êxito, Pedro Martins deixa conselhos
ESTRUTURA. Pese o êxito, Pedro Martins deixa conselhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal