Record (Portugal)

Traje de gala

O mais recente elemento da ‘família elétrica’ da VW é um SUV com inspiração coupé

- MOTORES PAULO RENATO SOARES

A ‘família elétrica’ da Volkswagen continua a crescer e, depois do ID.3 e do ID.4, o construtor alemão avançou para novo modelo onde, literalmen­te, o traje de gala é um dos trunfos. Aos argumentos tecnológic­os do novo ID.5, e já lá vamos, a VW aliou exercício estético que atende à paixão pelos SUV e acrescenta inspiração ‘coupé’.

A base (MEB) é a mesma dos ‘primos’, mas o trabalho dos ‘designers’ da marca alemã conseguiu conjunto apelativo, distinto.

Linhas musculadas, ousadia nas laterais e o traço do tejadilho a descer para a secção traseira fazem do ID.5 automóvel inegavelme­nte sedutor.

O interior partilha filosofia já conhecida. Pequeno painel de instrument­os agregado em peça única ao comando da ‘caixa’ posicionad­o por trás do volante; ecrã tátil flutuante e ambiente depurado, mas tecnológic­o, onde não faltam a iluminação LED e bancos confortáve­is. Tudo apoiado por fator decisivo: espaço a bordo (bagageira com 549 litros), como é devido a automóvel que tem natural utilização familiar.

O cliente do ID.5 tem três opções em termos de potência e duas no que à tração diz respeito. Escrito de outra maneira, o

novo VW elétrico apresenta-se com potências de 174 cv, 204 cv (estes dois com transmissã­o às rodas traseiras) e 299 cv. O mais potente recebe a designação GTX e, utilizando dois motores elétricos (um por eixo), tem tração às quatro rodas.

A bateria utilizada é a mesma para todas as versões, tem 77 kWh de capacidade (82 kWh ‘brutos’) e ganhou recurso face aos outros dois elementos ID. Agora é possível carregar em ‘fonte’ até 135 kW – maior rapidez, portanto. Meia hora para chegar dos 5% aos 80%. As três versões transporta­m ‘wallbox’ para até 11kW. As autonomias variam entre os 520 e os 490 quilómetro­s – aqui referente à versão GTX.

O novo ID.5 tem entrada no mercado português depois do verão – as incógnitas, face à atual situação da indústria, são muitas – e os preços devem começar na ‘casa’ dos 50 mil euros. A tecnologia elétrica ainda não é propriamen­te acessível, mas o ID.5 tem argumentos muto próprios.

*

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal