Record (Portugal)

GALENO ABRE A PORTA À SELEÇÃO

Saiu do seu Brasil natal ainda muito jovem e identifica­ção com o nosso país é grande

- NATURALIZA­ÇÃO CONCLUÍDA NUNO BARBOSA E RUI SOUSA

Galeno chegou ontem ao Brasil onde vai passar as suas férias até ser hora de voltar à Invicta para começar a preparar a temporada 2022/23. O extremo, de 24 anos, viajou utilizando já o seu passaporte português, tal como Record documenta na fotografia ao lado, sinal de que o seu processo de naturaliza­ção está completame­nte concluído e pode vir a ser chamado por Fernando Santos caso este assim o entenda. A jogar no nosso país desde 2016, Galeno tem uma forte identifica­ção com Portugal, acalentand­o o real desejo de, um dia, poder vir a representa­r a Seleção Nacional. O extremo sabe que tem ainda um

HISTÓRICO DE NATURALIZA­ÇÕES BEM SUCEDIDAS NOS ÚLTIMOS ANOS REFORÇA DESEJO DE UM DIA JOGAR POR PORTUGAL

longo caminho a percorrer para poder ser chamado e esse ensejo passa sobretudo pelo foco no trabalho diário no seu clube. O jogador do FC Porto, como qualquer futebolist­a brasileiro, sempre teve o sonho do escrete a guiar a sua carreira, objetivo que sabe ser especialme­nte difícil de alcançar, em primeiro lugar pela extrema qualidade do Brasil especialme­nte no sector ofensivo, mas também pelo facto de ter deixado o seu país natal muito jovem e ainda sem qualquer expressão ao mais alto nível. Nascido na Barra da Corda, um município do estado do Maranhão no norte do Brasil, Galeno cumpriu a sua formação no Trindade, de Goiás. Daí passou ao Grémio Anápolis, de onde chegou para a equipa B do FC Porto no arranque da temporada 2016/17. Assim, apenas com participaç­ão residual num campeonato estadual e com toda a sua carreira sénior cumprida em Portugal, Galeno é obviamente um ilustre desconheci­do no futebol do seu país. Perfeitame­nte identifica­do com o nosso país e a nossa cultura, o extremo tem a seu favor um histórico de naturaliza­ções bem sucedidas na Seleção Nacional ao longo dos últimos anos, como são os casos de Deco, Liedson, Pepe e, mais recentemen­te, Otávio e Matheus Nunes.

O tempo, por agora, é de descanso, até porque a próxima temporada se apresenta como um importante desafio à evolução do jogador. Depois de ter sido reforço de inverno em 2021/22, Galeno terá a oportunida­de de cumprir os trabalhos de pré-temporada na íntegra e, assim, mostrar novos argumentos na luta pelo lugar mais à esquerda do ataque.

*

 ?? ?? PASSAPORTE NA MÃO. Galeno viajou para o Brasil já com o novo documento que o certifica como cidadão português
PASSAPORTE NA MÃO. Galeno viajou para o Brasil já com o novo documento que o certifica como cidadão português
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal