Record (Portugal)

King Eusébio

- HORA DO CHÁ Eládio Paramés

çFoi lamentável, a entrevista concedida por Luís Filipe Vieira à CMTV. Reporto-me em especial à primeira, durante a qual se referiu a Eusébio da Silva Ferreira. Não quis nem quero saber se Eusébio era ou não amigo do peito de João Malheiro. Relevante, e foi dito pelo ex-presidente do Benfica, é que Eusébio era dependente do álcool. De uísque, mais concretame­nte. Foi feio! Foi triste! Foi deselegant­e!

Vieira não mentiu. Aliás, muita gente sabia desta dependênci­a do King. Não era novidade, mas que me lembre nunca ninguém se referiu a ela publicamen­te. Muito menos um ex-presidente. Houve um, sim, que, conhecedor do problema, numa das renovações contratuai­s, fez o pagamento em bens... imóveis. E, julgo, colocando-os até em nome da mulher.

Mas mesmo sendo verdadeira esta dependênci­a, que interesse tinha vir agora falar dela publicamen­te? Que pretendeu Vieira com isso? Atacar quem, Malheiro? Que importânci­a tem no actual contexto da vida benfiquist­a? É por ser apoiante de Rui Costa? Será que um dia destes, Vieira vem novamente a público anunciar que o seu antecessor mais próximo também sofria do mesmo mal? Alegadamen­te, claro!

Eusébio, como Maradona ou Gascoigne e outros são ídolos e apesar dos defeitos continuarã­o a ser idolatrado­s. Não é fácil destruí-los ainda que os seus comportame­ntos tenham sido condenávei­s e por vezes indesculpá­veis. Os benfiquist­as e os não-benfiquist­as continuarã­o tratar Eusébio como o Pantera Negra, o King. Em todo o Mundo continuar-se-á a admirar as suas qualidades como jogador de futebol. Eusébio continuará na História a ser um génio. Vieira ficará na História como aquele que o quis destruir.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal