Record (Portugal)

Coisas extraordin­árias que podem acontecer

- JOSÉ MANUEL FREITAS

ASSIM O AJUDE A BOLA QUANDO COMEÇAR A ROLAR

“OBRIGADO PELOS CONSELHOS” É RECONHECER, HUMILDEMEN­TE, AOS SÓCIOS O VALOR DAS SUAS OPINIÕES POR MAIS DISPARATAD­AS QUE SEJAM OU POR MENOS DISPARATAD­AS QUE SEJAM. AINDA QUE BOA EDUCAÇÃO E HUMILDADE NÃO SEJAM OS ATRIBUTOS MAIS APONTADOS ÀS FERAS DO DIRIGISMO

A meio da semana, a assembleia geral do Benfica (do clube, não da SAD) terminou já de madrugada por força do número de sócios inscritos para falar depois de aprovado o orçamento para 2022/2023. A reunião magna dos associados do Benfica foi muito concorrida. Perto de um milhar de sócios com as quotas em dia marcaram presença no pavilhão numa expressão de associativ­ismo invulgar para os tempos que correm, tempos modernos de afastament­o do sócio-paixão e do sócio-saco-de-boxe em favor do sócio-cliente. A assembleia geral encerrou tão tarde que, na versão impressa dos jornais do dia seguinte, não constava o discurso com que o presidente do Benfica encerrou a função. Só nas edições on-line foi possível conhecer as palavras finais de Rui Costa que foram interessan­tes e que se prestam a análises e a descodific­ações várias.

“Quem não quer bem ao Benfica tem de sair.

Agradeço a vossa presença. Obrigado pelos conselhos”, disse. Vamos por partes. “Quem não quer bem ao Benfica tem de sair” é um sonho dos benfiquist­as quando, na realidade, tem de ser uma exigência dos benfiquist­as. É, no entanto, animador constatar que Rui Costa se mostra sensível ao assunto. “Agradeço a vossa presença” é sintoma claro de boa educação, esse bem raro. “Obrigado pelos conselhos” é reconhecer humildemen­te aos sócios o va- lor das suas opiniões por mais disparatad­as que sejam ou por menos disparatad­as que sejam. Boa educação e humildade, em conjunto, não são os atributosm­ais apontados às feras do dirigismo do futebol em parte alguma do Mundo.

No entanto, com gentileza e humildade coisas extraordin­árias podem acontecer em qualquer parte do Mundo, até no Benfica e a Rui Costa. Assim o ajude a bola quando começar a rolar.

Do que está à espera Cristiano Ronaldo para voltar ao Sporting?

Viu-se na quinta-feira em Alvalade o que seria o seu regresso a casa. Uma loucura. Sempre que toca na bola o estádio vem abaixo em aplausos e fervor. E sempre que a bola toca em Cristiano Ronaldo acontece precisamen­te a mesma coisa, o que não deixa de ser extraordin­ário. Vai a caminho dos 38 anos a maior máquina de marcar golos de todos os tempos e lá no estrangeir­o, onde joga, há gente que o coloca em causa por causa da idade e por causa do perfil e por causa de tudo e mais alguma coisa. Em Alvalade, a ninguém passaria pela cabeça cometer semelhante­s atrocidade­s contra o ídolo dos ídolos. Do que está à espera Cristiano Ronaldo para voltar ao Sporting?

E do que está à espera Bernardo Silva para voltar ao Benfica?

Dez anos mais novo do que Cristiano Ronaldo, o número 10 da Seleção encheu o campo com a República Checa. Alvalade é talismã para Bernardo. Pelo City marcou dois golos aos donos da casa na passada edição da Champions. O Benfica precisa de jogadores assim. Não envelheças, Silva.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal