Record (Portugal)

NOVO LEÃO ENCURTA FÉRIAS DE AMORIM

Técnico ainda não tinha desligado desde o final do campeonato: só agora vai tirar alguns dias

- VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

A época do Sporting terminou a 14 de maio, no 4-0 ao Santa Clara. Enquanto a maioria dos jogadores entrou de férias, Rúben Amorim começou de imediato a preparar 2022/23. A missão, apurou Record, manteve o treinador ocupado até agora: só a partir desta semana é que Amorim vai tirar alguns dias de férias e ‘desligar’ da rotina. Algo que nunca fará totalmente, pois estará em permanente ligação com o diretor-desportivo, Hugo Viana, e com o presidente, Frederico Varandas. Concentrad­o em questões profission­ais desde o final da Liga 2021/22, nestas quatro semanas Amorim tomou decisões principalm­ente em duas frentes: na planificaç­ão ao detalhe dos trabalhos de pré-temporada, em articulaçã­o com a equipa técnica (desde os treinos em Alcochete ao número de jogos e adversário­s do estágio no Algarve); e na reconstruç­ão do plantel, tanto no que tem a ver diretament­e com contrataçõ­es e possíveis saídas, como na definição de empréstimo­s ou jogadores a observar na formação.

A principal ameaça

A palavra de Rúben Amorim é determinan­te em todas estas pastas, e daí também a necessidad­e do treinador em prolongar o expediente. A planificaç­ão já vinha de trás, naturalmen­te, mas muitas questões estavam presas pelo final da época e outras tantas continuam sujeitas ao mercado de transferên­cias. Amorim, Viana e Varandas têm todos os cenários acautelado­s, numa altura em que a principal ‘ameaça’ está do lado das vendas: a de Palhinha não é inevitável mas parece quase certa; a de Matheus Nunes, ainda menos desejada, continuará no horizonte até… 31 de agosto.

Olhos no calendário

No que respeita ao calendário, o Sporting terá seis semanas para aprimorar a estreia oficial em competição, prevista para o fim-de-semana de 7 de agosto, no campeonato. Os leões garantiram entrada direta na Champions, pelo que poderão ter um arranque mais suave mas o facto é que, a partir de setembro, o panorama vai alterar-se radicalmen­te, devido ao impacto do Mundial do Qatar (que vai decorrer de 21 de novembro a 18 de dezembro).

Uma das principais consequênc­ias será a concentraç­ão da fase de grupos da Champions que se vai decidir em menos de dois meses (terá duas jornadas em setembro, três em outubro e uma no início de novembro). Nos próximos dias, Amorim poderá reiniciar a máquina mas o regresso já tem data e local marcados: dia 27, na Academia. *

EQUIPA TERÁ SEIS SEMANAS PARA PREPARAR A ESTREIA NA LIGA. RITMO VAI APERTAR EM SETEMBRO, COM A CHAMPIONS

 ?? ?? ATIVO. Rúben Amorim trocou o trabalho de campo pelo gabinete, sem perder a dinâmica
ATIVO. Rúben Amorim trocou o trabalho de campo pelo gabinete, sem perder a dinâmica
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal