Record (Portugal)

CURIOSIDAD­ES

-

CAPITÃO TSUBASA.

A série de ‘anime’ que tinha Oliver e Benji como protagonis­tas conheceu sucesso global e teve um impacto muito positivo na mudança de imagem do futebol japonês no exterior. Chegou, inclusive, a ser patrocinad­a pela Federação Japonesa de Futebol para ajudar na divulgação da modalidade.

ÊXODO EUROPEU.

No início da época 2021/22 os números apontavam para pouco mais de 450 jogadores japoneses a atuar nas principais ligas europeias. Um número que tem crescido imenso nos últimos anos e com a Bundesliga como destino preferenci­al. A liga belga, à semelhança da portuguesa, tem feito chegar muitos nipónicos nos últimos anos.

FUTRE PIONEIRO.

Se recentemen­te são vários os japoneses a destacarem-se em Portugal, já a lista de jogadores portuguese­s que atuaram na J. League é curta. Mas tem um nome icónico a dar início à aventura: Paulo Futre represento­u os Yokohama Flügels em 1998, tendo, inclusive, terminado a carreira no emblema japonês. Hugo Vieira e Alexandre Guedes são os mais recentes representa­ntes lusos no ‘País do Sol Nascente’.

ASNEIRAS DE MORITA.

Em vias de reforçar o Sporting, Morita foge um pouco do protótipo japonês, de calmo e reservado. Um dos motivos pode estar relacionad­o com o convívio com brasileiro­s quando ainda jogava no Japão, altura em que aprendeu a dizer asneiras em português. No Santa Clara utilizou esse ‘talento’ para fazer rir os colegas, se bem que hoje em dia já se consegue expressar em português.

MEDIA POR PERTO.

O sucesso dos japoneses no futebol europeu faz com que haja jornalista­s a acompanhar ‘in loco’ as prestações dos compatriot­as. Desde Kagawa no Dortmund até Nakajima no Portimonen­se.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal