Record (Portugal)

JESÚS DÍAZ EM BUSCA DA PRÓPRIA HISTÓRIA

Extremo quer descolar do legado do irmão Luis. Roberto Peñaloza, que o lançou, vê-o a brilhar

- A CHEGAR AO DRAGÃO ANDRÉ MONTEIRO E DIOGO MATOS

As comparaçõe­s entre dois familiares envolvidos na mesma modalidade desportiva acabam por ser quase sempre uma inevitabil­idade, sobretudo se os envolvidos tiverem um percurso semelhante. É o caso de Luis Díaz e Jesús Díaz, irmãos que deram nas vistas em Barranquil­la e que deram o salto para a Europa pela porta do FC Porto Jesús vai começar na equipa B.

Roberto Peñaloza foi o responsáve­l por lançar o mais novo e desde cedo lhe fez ver que tem de aprender a lidar com os paralelism­os. “Ele não gosta que o comparem. Sempre disse que quer fazer o seu próprio nome, que não quer ser comparado. No entanto, eu sempre lhe disse que, em vez de lutar contra isso, tem de aprender a crescer com a situação. Penso que esse pode ser um fator determinan­te na sua evolução. Tem de aprender a gerir isso, essa comparação, essa expectativ­a, porque ele vai ser sempre comparado ao irmão, quer queria quer não”, vincou, a Record. Explicando que Jesús é mais extroverti­do do que Luis, muito

“TECNICAMEN­TE TAMBÉM GOSTA DE BAILAR, DE FINTAR, DE FAZER TÚNEIS. E CONSEGUE. TEM UM EXCELENTE REMATE ” ROBERTO PEÑALOZA, Treinador

devido ao facto de ter tido uma infância e juventude com menos dificuldad­es, o técnico vê o agora jogador da equipa B do FC Porto como alguém mais completo do que Luis Díaz o era com 18 anos: “Jesús é mais potente. Ele chegou ao Barranquil­la com 12 anos, teve mais tempo para trabalhar, para se consolidar. O irmão chegou mais tarde. Se olhares para um e para outro aos 18 anos, são muito diferentes. E isto, além do tempo de clube, tem muito a ver com a vida que viveram, com o contexto. Ele é um menino correto, que se pode adaptar à vida em Portugal. Pela sua idade, pode não ter um ou outro comportame­nto tão maduro, mas não tem problemas de maior. Não é nenhum irresponsá­vel, isso não”.

A mesma ginga

Roberto Peñaloza terminou a análise a Jesús Díaz com duas certezas sobre o jovem. “Tem um perfil diferente, até porque é esquerdino. É mais pequeno, mas tem uma massa muscular consolidad­a e fisicament­e já é melhor do que o irmão alguma vez foi com a sua idade. Tecnicamen­te também gosta de bailar, fintar, fazer túneis... E consegue. Tem um excelente remate. Luis Díaz, há que dizê-lo, era mais focado”, rematou o técnico, de 42 anos.

*

 ?? ?? SALTO. Jesús Díaz quer deixar marca na Europa
SALTO. Jesús Díaz quer deixar marca na Europa
 ?? ?? Teve festa de despedida
Teve festa de despedida
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal