Record (Portugal)

Reguem a horta

- Nuno Encarnação Gestor

Pinto da Costa tem por hábito dar uma entrevista de fundo antes do campeonato começar. Fê-lo este ano na Madeira.

E pela primeira vez foi cauteloso e colocou as finanças à frente dos sonhos do clube. Explicou de forma clara porque é que Porto não renovou com Mbemba, elencando e bem 7 milhões de razões para não o fazer. Justificou um valor raramente pago por um jogador como Carmo (20 M€), mas, tal como eu, vê certezas num central de eleição. Fez avisos à navegação ao dizer que os jogadores do núcleo duro de Conceição poderão sempre sair pela cláusula de rescisão, esperando apenas quem as bata.

Pinto da Costa percebe hoje que o sucesso financeiro determina a qualidade dos alicerces para o sucesso desportivo.

A partir de 1 de julho, o Porto tem de começar a pensar de novo nas vendas que terá de fazer para equilibrar o próximo exercício financeiro, onde à partida necessitar­á de um encaixe a rondar os 80M€ limpos.

Ou seja, Horta só chegará ao Porto, se o Porto fizer no imediato vendas de igual montante, nas semanas que se aproximam.

Há uma coisa que é óbvia,a 17 dias da final da Supertaça não há nenhum par de pés mágicos no plantel para o centro do terreno.

Agora que o Benfica parece ter desistido de Horta,o jogador já é velho para alguns, deve andar tudo maluco. Aos 27 anos seria uma contrataçã­o de topo que seria titular em qualquer um dos grandes.

Nos últimos 5 anos marcou 84 golos pelo Sp. Braga e assistiu os seus companheir­os por 35 vezes. E chegou recentemen­te à Seleção. Qual é a dúvida? Há alguém no plantel do Porto com tamanhos números no miolo do terreno?

O Porto tem um problema bipolar no seio do plantel.

Otávio é indispensá­vel para Conceição, mas dispensáve­l para a boa saúde financeira da SAD. O custo anual para a SAD (que nunca chegou a explicar a tal rubrica como prémio de assinatura) é de um esforço abissal para os cofres. Foi por estas mesmíssima­s razões que saiu Sérgio Oliveira. Daí se perceber que se Otávio saísse, Horta chegaria.

O plantel do Porto terá segurament­e de ser reforçado com certezas e não com experiênci­as. Não há espaço para falhar. Quem chegar já não terá direito a pré-época.

Se Otávio se mantiver, coloquem os jogadores que estão a mais noutras paragens, transforme­m-nos em fertilizan­tes e liguem a rega para que a horta cresça. Se fosse eu a decidir, era assim que faria.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal