Record (Portugal)

ISOLADOS DO MUNDO

Invasão da Ucrânia deixou o futebol russo numa crise desportiva mas também financeira

- RÚSSIA FRANCISCO GUERRA

No último sábado, 60 mil adeptos encheram a Gazprom Arena e viram o Zenit conquistar a Supertaça com uma goleada (4-0) sobre o Spartak Moscovo. Na Rússia – quase um universo alternativ­o –, tudo parece normal. Mas, quatro anos depois de ter sediado o Mundial’2018, o país está a caminho da ruína. A invasão da Ucrânia, orquestrad­a por Vladimir Putin em fevereiro, asfixiou e isolou a Rússia do resto do mundo. O desporto, claro, não fugiu à regra, com seleções, clubes e atletas russos banidos de praticamen­te todas as provas. O futebol continuou, ao contrário da Ucrânia, e houve apenas uma interrupçã­o mínima na liga, com alguns jogos adiados.

Tudo prossegue como se nada fosse, com relativa segurança, até porque nenhum estádio ou centro de treinos foi atingido. Mas, por muito que se negue a realidade, a Rússia tem agora um grande desafio a nível desportivo… e financeiro. Com a perda de parceiros comerciais, as receitas diminuíram mesmo nos grandes clubes, alimentado­s por empresas petrolífer­as. Não existe, portanto, outra escolha que não seja cortar no orçamento.

No início do ano, a FIFA anunciou que os jogadores estrangeir­os a atuar na Rússia e na Ucrânia poderiam suspender os contratos até fim de junho, permitindo transferên­cias sem que os clubes russos tivessem voto na matéria. Com a guerra sem fim à vista, o prazo foi estendido até 2023. Este isolamento trouxe consigo um impacto profundo e que levou a uma ‘fuga’ de jogadores na liga: começarão esta temporada um total de 102 não-russos, contra 162 aquando do início da última. Alguns estrangeir­os optaram por permanecer, nomeadamen­te os sul-americanos do Zenit – Cassierra, ex-BSAD, trocou o Sochi pelo emblema de São Petersburg­o e diz sentir-se bem na Rússia –, mas muitos saíram e deixaram os clubes de mãos atadas...

*

 ?? ?? DUELO. Claudinho disputa a posse da bola com Khlusevich
DUELO. Claudinho disputa a posse da bola com Khlusevich

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal