Record (Portugal)

Contas certas são para gente retrógrada

EM FALÊNCIA TÉCNICA E COM 1.400 MILHÕES DE EUROS DE PASSIVO, O BARCELONA GASTOU, EM DIAS, 115 MILHÕES COM DOIS JOGADORES. UM ‘BOM’ EXEMPLO PARA OS NOSSOS ILUSIONIST­AS!

-

Falido e com mil e 400 milhões de euros de passivo – valor próximo do ‘acumulado’ conjunto dos três maiores clubes portuguese­s – o Barcelona conseguiu vender alguns ativos e reduzir os salários de outros para fechar com balanço positivo a época de 2021-22 e meter com isso o ‘fair play’ financeiro na gaveta. E mal se iniciou a nova temporada logo voltou a gastar à tripa forra: em dois ou três dias, voaram cerca de 115 milhões para juntar Raphinha e Lewandowsk­i à caterva de craques que já lá tinha. E ainda estaria disposto a dar 85 milhões por Bernardo Silva – a fazer fé em alguma imprensa catalã, exultante com o remoçado poder da tesouraria ‘culé’.

Em qualquer empresa, quem gere arrisca o seu emprego se terminar o ano sem dar lucro ao patrão ou aos acionistas. Já o futebol é um negócio diferente e um arrivista que dependa da ilusão que conseguir criar no ‘maralhal’ precisa gastar dinhei- ro, muito dinheiro – e quem vier depois que feche a porta. Benfi- ca e FC Porto são líderes europeus, e por certo mundiais, na venda de jogadores nos últimos dez anos. Se não vivem hoje na abastança é porque os adeptos entram em êxtase com títulos e odeiam contas certas. Outros emblemas, mais modestos e mais focados na realidade – como o P. Ferreira, para dar ape- nas um exemplo – há muito que estabelece­ram a regra suprema para os seus dirigentes: quando saem, deixam o ‘deve’ e o ‘haver’ zerado, ideia de gente retrógrada.

Voltando à Catalunha,

vejamos o bizarro caso de Frenkie de Jong, que mal regressou do empréstimo ao Sevilha se viu forçado a ‘concordar’ com a redução do salário porque não ha- via dinheiro. Entretanto, deu consigo na situação de dupla ví- tima. É que o Barça acordou com o Manchester United a sua ida para Old Trafford e tem pro- curado convencer o holandês a aceitar uma transferên­cia que meteria nos cofres de Laporta nada menos de 85 milhões de euros. Mas De Jong está como Cristiano: jogar a Liga Europa, não, obrigado. E assim temos duas trepidante­s ‘novelas’ para animar a pré-época!

A propósito de Cristiano,

veja-se a inveja que o seu sucesso suscita em meia Europa, com a lorpa complacênc­ia daquela comunicaçã­o social que é refém da especulaçã­o: não há dia em que CR7 não seja ‘oferecido’ a um grande clube e não passa outro sem que seja ‘rejeitado’! Pobrezinho, só marcou 32 golos na temporada passada, com tantos craques por aí a chegarem tranquilam­ente aos 40 e aos 50...

E se alguém tivesse dúvidas

de que a qualidade dos dirigentes do futebol português está muito longe da exibida por técnicos e jogadores, o processo disciplina­r de que será (?) alvo Fábio Coentrão, retirado há mais de um ano, dissiparia totalmente essas dúvidas. A fase de inquérito durou... 14 meses! Há coisas em que não se acredita.

O derradeiro parágrafo

vai para duas seleções nacionais: a do andebol sub-20 e a do futebol feminino. A primeira por ter alcançado a final do Europeu, sinal da extraordin­ária evolução da modalidade entre nós e do meritório trabalho feito por atletas, técnicos e dirigentes. Já as nossas futebolist­as estão igualmente de parabéns, mesmo depois de a goleada de ontem ter confirmado que há ainda muito caminho para se fazer caminhando. Duplo chapeau!

O PROCESSO A FÁBIO COENTRÃO DIZ TUDO SOBRE A QUALIDADE DE QUEM MANDA NA COISA

 ?? ??
 ?? Alexandre Pais Ex-Diretor Record ??
Alexandre Pais Ex-Diretor Record
 ?? BRUNO PRATA ??
BRUNO PRATA
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal