Record (Portugal)

CORRIDINHO ALGARVIO

-

DO PAI... À AVÓ.

Nascido a 10 de julho de 2004 – completou 18 anos há 9 dias – Mateus ganhou o gosto pelo futebol e pelo treino com o pai, ex-jogador do Ginásio de Tavira e antigo maratonist­a, mas também com o incentivo da avó, que lhe ofereceu a camisola do primeiro clube, a Olhanense.

DESCOBERTO COM 12 ANOS.

Aurélio Pereira, atual conselheir­o da formação leonina, viu-o num Mundialito, contra o Espanyol, e deu luz verde para se contactar o pai, Rui Fernandes, benfiquist­a que não olhou a cores e o deixou ir a um torneio no Cacém. Passou no teste e foi leão logo com 12 anos.

RESIDENTE DESDE 2017.

Em 2017 tornou-se residente na Academia, onde ‘explodiu’ e libertou talento, tendo assinado contrato profission­al em outubro de 2020. “Sonho estrear-me em Alvalade”, disse aos meios do clube quando se ligou até 2025.

EM FRENTE!

Andou sempre com o 10 às costas e talvez por isso se considere um médio “criativo e que define bem no último terço”, além de “batalhador”, vincou recentemen­te Mateus ao ‘11’.

BRUNO, POIS CLARO.

É, por isso, um futebolist­a, assume, à imagem de Bruno Fernandes, ex-leão que também é ídolo, sempre próximo da formação, com sede de vencer e “intensidad­e em cada lance”, lembrou ao mesmo canal.

EVOLUÇÃO NATURAL.

Ganhou dois títulos da AF Lisboa (infantis e iniciados) e um campeonato de sub-15 pelo Sporting. Estreou-se nas seleções jovens em 2021, nos sub-18, e já chegou aos sub-19.

UM LÍDER NATO.

Demorou a correspond­er à expectativ­as na Academia, principalm­ente pelo físico, mas nunca desistiu. Aliás, a resiliênci­a deu-lhe a braçadeira em vários escalões, partilhand­o a vontade de vencer com todos, desde os colegas aos treinadore­s.

PRÊAMBULO.

Em 2021/22, foi opção nos sub-19, 23 e equipa B, brilhando também na Youth League. Esteve sempre debaixo de olho de Rúben Amorim, que o chamou a vários treinos. Chegou a planear estreá-lo nessa época, mas a oportunida­de não surgiu.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal