Record (Portugal)

Guarda-redes a brilhar em jornada sem golos de penálti

- André Zeferino

çA Liga ainda agora começou e já há um dado invulgar. Não é todas as jornadas que existem apenas dois penáltis e são ainda menos as rondas em que os dois castigos máximos assinalado­s foram defendidos... Sim, nem sequer foram os marcadores que erraram o alvo, foram os guarda-redes que brilharam e evitaram o golo.

Costuma-se dizer que há guarda-redes especialis­tas com os pés,

outros no jogo aéreo e há ainda aqueles que são mestres a defender remates da marca dos 11 metros. Nos Açores, mora um e chama-se Marco Pereira. Com o penálti defendido no jogo com o Casa Pia, o guardião do Santa Clara, um dos mais experiente­s da Liga com 131 jogos, somou o 5.º penálti defendido na 1.ª Liga, em 28 já enfrentado­s. A epopeia começou em 2019, quando, na visita ao Tondela, o guardião segurou não um, mas dois penáltis. Defendeu ainda um cobrado por Alex Telles (FC Porto), em 2020, e na época 2020/21, evitou que o avançado Bryan Róchez (Nacional) festejasse. No total, dos 5 penáltis defendidos, três deles deram pontos à equipa. É caso para dizer que é uma das típicas situações em que o guarda-redes vale muitos pontos...

Na Amoreira, nasceu um perito a defender remates da marcados 11metros.

No frente a frente com Álex Millán, Dani Figueira defendeu o primeiro penálti no principal escalão do futebol português. Com apenas 24 anos e apenas 25 jogos na 1.ª Liga, o jovem guardião segue as pisadas do colega.

O facto de só haver dois penált is cobrados e defendidos na mesma jornada

não é propriamen­te uma novidade, mas na última década só aconteceu uma vez. Foi na jornada 7 da temporada 2020/21. É ainda curioso que na época 2012/13, foram assinalado­s dois penáltis na 18.ª jornada e ambos foram falhados.

Curiosamen­te, na última temporadae­xistiram três jornadas em

que os penáltis assinalado­s foram todos defendidos. Na ocasião das rondas 4, 18 e 23, os marcadores não conseguira­m ultrapassa­r a barreira do guarda-redes, mas desta feita só houve um penálti assinalado. Este registo verificou-se em duas outras temporadas: 2009/10 (J15) e 2015/16 (J8).

*

SÓ POR UMA VEZ NA ÚLTIMA DÉCADA OS DOIS PENÁLTIS ASSINALADO­S NA JORNADA TINHAM SIDO DEFENDIDOS

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal